Morador da pequena Meleiro, no Sul de Santa Catarina, o estudante Endrios Rodrigues, de 16 anos, chegou ao ápice de sua jovem carreira ao conquistar, na noite de domingo (9), o título de campeão geral do festival Santa Catarina Canta 2025. O jovem cresceu em meio simples e encontrou na música uma forma de expressão:
Continua depois da publicidade
— Quando eu vou cantar, eu canto pra viver a música, pra sentir — conta Endrios, que venceu o concurso interpretando “Canta Brasil”, de Gal Costa.
A trajetória começou há pouco tempo. Aos 13 anos, durante uma gincana escolar, ele cantou e compôs uma música paródia sobre a descoberta do Brasil. A performance chamou a atenção dos professores e colegas e despertou o talento que ele carrega até hoje.
— Ali descobri a facilidade para compor e cantar, e comecei a desenvolvê-la ainda mais — lembra.
Desde então, o jovem participou de um projeto social em Turvo, também no Sul de Santa Catarina, onde aprendeu técnicas vocais. Inspirado por Elis Regina, Gal Costa, Marília Mendonça e Alcione, Endrios diz que cada canção é uma forma de se conectar com o público:
Continua depois da publicidade
— Quando estou no palco, sinto que estou voando. Às vezes as pessoas estão olhando pra mim e eu pra elas, e eu não sinto vergonha porque sei que estão admirando o meu trabalho — relata o jovem.
No Santa Catarina Canta, Endrios já havia sido semifinalista no ano passado, na categoria infantojuvenil. Este ano, viu seu esforço ser reconhecido na final, em Florianópolis, no último domingo (9).
— Alguém que veio do Sul, da roça mesmo, que é filho de uma empregada doméstica, com muito orgulho, conseguiu conquistar o prêmio. Desde o começo, as oportunidades foram poucas. Eu abracei o que eu via pela minha frente e agradeço muito a Deus por ter chegado onde eu estou — conta, emocionado.
Além do troféu e do prêmio em dinheiro, Endrios agora se prepara para cumprir uma das partes mais esperadas da conquista: se apresentar com a Camerata Florianópolis na temporada 2025/2026.
Continua depois da publicidade
— Eu quero abraçar todas as oportunidades que surgirem e colher os frutos do caminho — diz.
Veja fotos de Endrios
Sobre o festival
Criado no ano passado, o Santa Catarina Canta chegou à segunda edição neste ano. O festival percorreu 23 cidades catarinenses desde julho, ouviu 460 vozes nas audições regionais até chegar aos 21 finalistas – selecionados entre os 1,3 mil inscritos no concurso. A final contou com artistas das sete regiões do Estado: Norte, Sul, Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Extremo-Oeste, Serra e Grande Florianópolis.
Além de Endrios, vencedor da categoriageral, o festival premiou Gabrielly Scotton, de 13 anos, na categoria infantojuvenil.









