nsc
an

Resgate

Filhote de furão é resgatado após ser caçado por gato em Jaraguá do Sul

O animal possui poucos dias de vida e foi levado ao Corpo de Bombeiros

08/06/2021 - 15h10 - Atualizada em: 08/06/2021 - 15h12

Compartilhe

Isadora
Por Isadora Nolf
Filhote de furão
Apesar da situação, ele recebeu atendimento e foi estabilizado
(Foto: )

Um filhote de furão foi resgatado no último sábado (5), por um morador do bairro Czerniewicz, em Jaraguá do Sul. O animalzinho foi caçado por um gato, próximo ao rio itapocú e levado para a casa.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Depois de resgatá-lo, o dono do gato levou o filhote até o Corpo de Bombeiros, por não saber de que animal se tratava. De lá, ele foi encaminhado para a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). 

O furão, que possui poucos dias de vida, recebeu tratamento do biólogo Christian Raboch Lempek e foi levado ao veterinário.

- Ele estava bem frio quando o pegamos, então, a primeira coisa que a gente fez foi encaminhar ao veterinário. Ele ficou em aquecimento até estabilizar e já começamos com a alimentação por meio de seringa - explicou Christian.

Ele também conta que, apesar do estado em que o filhote chegou na fundação, ele deve sobreviver.

No entanto, é provável que ele não seja solto depois de recuperado. Isto porque, como o furão é muito jovem, vai se acostumar com a presença humana e se tornar incapaz de sobreviver sozinho. 

> Homem finge passar mal para pegar carona com bombeiros em Jaraguá do Sul

Assim, nos próximos dias, ele será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Florianópolis. Lá, decidirão o melhor lugar para o filhote. O biológo da Fujama reforça que a atitude do homem de resgatar e procurar ajuda com as autoridades competentes foi correta.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Colunistas