Ua filhote de toninha (espécie de golfinho) ficou encalhado vivo no último domingo (5) na Praia da Joaquina, em Florianópolis. O animal foi resgatado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS/R3 Animal) da Capital. O filhote pesava quatro quilos e media 71 centímetros.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O resgate foi feito em conjunto com a Polícia Militar Ambiental (PMA/SC), para que a toninha pudesse ser retirada o mais rápido possível. Segundo o PMP-BS/R3, a rapidez do resgate foi fundamental para a sobrevivência, pois esta espécie é bastante frágil e sensível ao estresse. Por se tratar de um filhote, a probabilidade de sobreviver fora de seu ambiente é baixa.

A toninha é a espécie de golfinho mais ameaçada de extinção de todo Atlântico Sul Ocidental e, atualmente, está criticamente ameaçada de extinção no Brasil. Esse animal pode ser encontrado na costa desde o Espírito Santo até o litoral argentino. Por estar tão ameaçada, o PMP-BS/R3 Animal disse em nota que “todo o esforço para a conservação desta espécie vale a pena”.

A toninha se encontra agora em recuperação no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), em Florianópolis. O local fica no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do resgate

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Porco-espinho e cobra são encontrados em residências em SC

Morre baleia encalhada em praia de Florianópolis

Destaques do NSC Total