Um filhote de tubarão apareceu em uma praia de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. Apesar da aparência fofinha, o bicho de olhos esbugalhados assustou os banhistas na tarde desta terça-feira (30). Era por volta das 13h quando os bombeiros foram chamados para fazer o resgate do animal. Embora bastante agitado, ele não apresentava ferimentos aparentes, não machucou ninguém e voltou ao mar.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

O soldado Filipe Mormano participou do resgate e conta que os socorristas prenderam o tubarão em uma corda e com o uso de um jet-ski soltaram o animal a cerca de 500 metros de distância da faixa de areia, em Meia Praia. O bombeiro relata que alguns populares chegaram a tentar por conta própria colocar o filhote de volta na água, mas o pequeno não conseguia superar a barreira das ondas.

Segundo especialista, é tubarão-raposa-olhudo
Segundo especialista, é tubarão-raposa-olhudo (Foto: Reprodução, Redes sociais)

O oceanógrafo Rodrigo Mazzoleni diz que se trata de um tubarão-raposa-olhudo, o nome da espécie é Alopias superciliosus. O encontrado em Itapema é praticamente um recém-nascido, de tão novinho. De acordo com os bombeiros, media pouco mais de um metro. Quando adulto, pode atingir quase cinco.

— É uma espécie oceânica e que, às vezes, chega perto da costa para parir. Eles não são considerados perigosos até mesmo porque geralmente só os filhotes aparecem na costa — conta Mazzoleni. 

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo do resgate, publicado no Instagram do Itapema Mil Grau.

Leia também

> Mais de 20 escorpiões aparecem próximo a creche em Ituporanga

> Roubo e dopagem em programas sexuais: miss de Balneário Camboriú é presa

> Carro de luxo invade praia de BC e é aplaudido por grupo de pedestres; veja fotos

> Como será a inauguração do alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú

Destaques do NSC Total