Três filhotes de tubarão-bambu, espécie conhecida por se locomover no fundo do mar utilizando as nadadeiras de forma semelhante a passos, passaram a integrar o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú. Os animais nasceram em um aquário do estado de São Paulo e foram transferidos para Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A espécie, cientificamente chamada Chiloscyllium punctatum, é de pequeno porte e pode atingir até 1,20 metro de comprimento. Estão presentes nos oceanos Índico e Pacífico, em regiões como Indonésia, Filipinas, Malásia, Tailândia e Austrália. Na natureza, vive próxima a recifes de corais, a 50 metros de profundidade, onde auxilia no controle populacional de pequenos invertebrados.

Tubarões “andam” no fundo do mar

Os tubarões-bambu utilizam as nadadeiras peitorais e pélvicas de forma alternada para se locomover, o que dá a impressão de que caminham sobre os sedimentos. Essa adaptação possibilita o deslocamento em recifes, ambientes com fendas e cavernas, além de facilitar a caça.

Após venda milionária, corretor de Balneário Camboriú ganha BMW em sorteio da firma

No Oceanic Aquarium, os filhotes estão no recinto Berçário. O espaço também abriga uma fêmea adulta da espécie, no recinto Oceânico. Segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o tubarão-bambu-marrom é classificado como “quase ameaçado” de extinção.

Continua depois da publicidade

Campanha de conscientização

Em julho, o Oceanic Aquarium lançou a campanha “Salvem os tubarões e raias”, voltada à conscientização sobre a importância da preservação desses animais para os oceanos. A ação incluiu mensagens em mídias digitais, redes sociais, materiais de divulgação e intervenções em espaços públicos. Uma delas ocorreu na Praia Central de Balneário Camboriú, onde uma área de 1.500 m² recebeu a frase “Salve os tubarões e raias, salve os oceanos”.

Dados da IUCN apontam que cerca de 100 milhões de tubarões são mortos por ano em todo o mundo, principalmente pela pesca ilegal e pelo comércio de barbatanas. Em 50 anos, a população desses animais caiu mais de 70%.

Leia mais

Semana de Cinema: como garantir ingressos a R$ 10 em Balneário Camboriú

Obras de revitalização fecham acesso ao Morro do Careca em Balneário Camboriú