O filme brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, foi selecionado para o 78º Festival de Cannes e competirá pela Palma de Ouro, principal prêmio do festival. O anúncio foi feito na quinta-feira (10), em Paris. O festival francês é um dos mais importantes do mundo e será realizado de 13 a 24 de maio, em Cannes, no litoral da França. As informações são da Agência Brasil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O festival também marca a estreia mundial do filme de Kleber Mendonça Filho. O cineasta já dirigiu filmes aclamados, como Aquarius (2016), que teve sua primeira exibição mundial em 2016 em Cannes, e Bacurau (2019). Ambos concorreram à Palma de Ouro de Cannes.

Repercussão da escolha

Em uma rede social, Kleber Mendonça Filho comemorou a escolha do filme para concorrer à Palma de Ouro.

“O Agente Secreto terá sua estreia mundial no Festival de Cannes em Competição, foi anunciado agora em Paris. Eu penso logo na equipe extraordinária e nas filmagens inesquecíveis que tivemos ano passado. E no elenco maravilha e em Wagner Moura, grande ator, astro e pessoa”, escreveu Mendonça Filho.

Continua depois da publicidade

O filme estreia no Brasil no segundo semestre de 2025.

Estrelado por Wagner Moura, o filme se passa na década de 1970 e conta a história de Marcelo, um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas.

Nas palavras de Mendonça Filho, o filme une mistério e suspense, tendo Recife como cenário principal. Também fazem parte do elenco Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési, Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco e Wilson Rabelo.

Veja os outros filmes indicados para a categoria

  • Filme de abertura: Partir un Jour, de Amélie Bonnin, que não participa da competição
  • O Esquema Fenício, de Wes Anderson
  • Eddington, de Ari Aster
  • Jeunes Mères, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
  • Alfa, de Julia Ducournau
  • Renoir, de Chie Hayakawa
  • A História do Som, de Oliver Hermanus
  • La Petite Dernière, de Hafsia Herzi
  • Sirat, de Oliver Laxe
  • New Vague, de Richard Linklater
  • Dois Procuradores, de Sergei Loznitsa
  • Fuori, de Mario Martone
  • O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
  • Dossiê 137, de Dominik Moll
  • Acidente Simples da ONU, de Jafar Panahi
  • O Mestre, de Kelly Reichardt
  • Águias da República, de Tarik Saleh
  • Som de Queda, de Mascha Schilinski
  • Roméria, de Carla Simón
  • Valor Sentimental, de Joachim Trier

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Boletim médico atualiza estado de saúde de Bolsonaro: “quadro inspira cuidado”

Com mais de 20 mil contratos, SC está em 8º lugar entre estados que pediram consignado CLT