nsc
    hora_de_sc

    MAIS EMOÇÃO

    20 filmes baseados em fatos reais para assistir em casa

    Confira a lista de produções incríveis que estão disponíveis na internet e em plataformas de streaming

    01/11/2020 - 06h00 - Atualizada em: 07/12/2020 - 14h50

    Compartilhe

    Maria Eduarda
    Por Maria Eduarda Dalponte
    O longa Escritores da Liberdade é baseado em uma história real do subúrbio dos EUA
    O longa Escritores da Liberdade é baseado em uma história real do subúrbio dos EUA
    (Foto: )

    Para facilitar a sua busca pelos filmes baseados em fatos reais, reunimos 20 produções incríveis, disponíveis em plataformas de streaming ou na internet, que fazem a vida real e a arte andarem lado a lado. 

    Afinal, todo roteiro de filmes e produções cinematográficas é elaborado para gerar emoções nos espectadores, sejam elas boas ou ruins. Porém, quando aparece aquela frase “Baseado em fatos reais”, antes do início do longa, a sensação é de que os sentimentos ficam à flor da pele.

    ​Enquanto Oscar Wilde diria que a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida, Aristóteles afirmava que, na verdade, a arte imita a vida. Essa premissa do filósofo grego está ainda mais presente naqueles filmes baseados em fatos reais.

    > 50 melhores filmes para assistir na Netflix

    > 10 melhores filmes de terror para ver na Netflix

    Confira a lista de 20 filmes baseados em fatos reais

    1. O Menino que Descobriu o Vento (2019)

    Disponível em: Netflix

    Essa é uma daquelas produções de desidratar. O filme, baseado na autobiografia do protagonista, conta a história de William Kamkwamba (Maxwell Simba). O menino de 13 anos mora em uma comunidade no Malawi e, cansado de ver seus familiares e amigos sofrendo e passando fome devido à seca, cria um sistema de moinho de vento que abastece a comunidade com água. 

    2. O jogo da imitação (2015)

    Disponível em: Youtube

    O filme conta a história do matemático britânico Alan Turing. Ele foi um dos grandes responsáveis por acabar com a 2ª Guerra Mundial, quando desvendou o sistema criptografado do exército alemão, conhecido como Enigma, conseguindo antecipar as ações da nação inimiga. Além disso, o filme baseado em fatos reais conta o drama pessoal na vida de Turing, que era gay em uma época em que a homossexulidade era crime.

    3. Escritores da Liberdade (2007)

    Disponível em: Netflix

    Esse é um filme que faz refletir sobre a realidade de nossas escolas comparadas às condições dos grupos sociais. Em Escritores da Liberdade, Erin Gruwell (Hilary Swank) é contratada como professora em uma escola do subúrbio dos Estados Unidos. Ela leciona em uma sala marcada pela violência, desobediência, desmotivação e principalmente pelos conflitos raciais. Aos poucos, usando diferentes métodos e valorizando os estudantes, ela incentiva-os a terem um bom desempenho e ajuda-os a resolverem seus conflitos.

    4. Zodíaco (2007)

    Disponível em: Globoplay

    O filme foi baseado no livro de Robert Graysmith, uma obra verídica que conta a história da investigação que envolveu o serial killer conhecido por "Zodiac". Nos anos 60 e 70, o criminoso matou várias pessoas, mas o que se destacou no caso foram os enigmas enviados pelo assassino para os policiais e para a imprensa.

    5. O Homem que mudou o jogo (2011)

    Disponível em: Netflix

    Em 2002, ao ganhar destaque na Liga Americana, o pequeno time de beisebol Oakland Athletics surpreendeu o mundo. O clube possuía a menor folha salarial de todos os times profissionais. O filme baseado em fatos reais mostra como a equipe alcançou esse resultado.

    O dirigente Billy Beane (Brad Pitt) não concordava com a forma de gestão do beisebol. Ao ser contrato pelo Oakland, juntamente com seu assistente, eles enfrentam um corte no orçamento do clube e passam a recrutar jogadores mais baratos a partir de uma lógica matemática, medida de acordo com os acertos e erros de cada atleta.

    6. Intocáveis (2012)

    Disponível em: Telecine Play

    Intocáveis é baseado na história real de amizade entre um milionário francês tetraplégico, Philippe Pozzo di Borgo, e um imigrante contratado para ser seu enfermeiro. A emocionate narrativa mostra o inexperiente cuidador entendendo as necessidade de seu chefe que, por sua vez, passa a gostar cada vez mais do enfermeiro pelo tratamento que recebe: de igual para igual, sem pena ou tratamento especial.

    7. 12 Anos de Escravidão (2014)

    Disponível em: Google Play

    O longa baseado em fatos reais ganhou o Oscar de Melhor Filme no ano de 2014. A história traz a vida de Solomon Northup, um negro livre que foi ilegalmente escravizado por 12 anos durante o século XIX. A narrativa foi baseada na autobiografia de Solomon, escrita em 1853, e surpreende pela autenticidade dos acontecimentos retratatados no filme.

    8. O Impossível (2012)

    Disponível em: Netflix

    O filme é baseado no terrível tsunami do Oceano Índico de 2004, que matou mais de 230 mil pessoas. O enredo conta sobre a história da família de Belón, que foi atingida pelo tsunami na Tailândia e separada pela onda gigante. A produção mostra o desespero e a luta de María, seus filhos e marido para se encotrarem novamente com vida.

    9. Capote (2005)

    Disponível em: Telecine Play

    Capote é uma história baseada na vida de Truman Capote e narra os bastidores da escrita do best-seller A Sangue Frio, publicado em 1966. A obra foi originada devido à investigação de um crime bárbaro ocorrido em 1959 em uma fazenda do estado do Kansas, nos Estados Unidos.

    10. Sergio (2009)

    Disponível em: Netflix

    Sergio é um filme baseado no livro O homem que queria salvar o mundo, que conta a história da invasão do Iraque pelos Estados Unidos e relata, principalmente, os últimos dias de vida do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello (Wagner Moura), funcionário da ONU que morreu em Bagdá, no ano de 2003, vítima de um ataque terrorista na sede local da organização.

    11. Marley & Eu (2008)

    Disponível em: Youtube

    O filme baseado em fatos reais conta a vida e o amor de seu dono pelo "Pior Cão do Mundo". O protagonista narra o enredo em primeira pessoa e mostra suas aventuras com Marley, seu cachorro, durante treze anos de sua vida.

    12. O Fotógrafo de Mauthausen (2018)

    Disponível em: Netflix

    Produção linda, dura e cruel, que relata a história de Francesc Boix (Mario Casas), um ex-soldado que fica preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial e, para sobreviver, se torna o fotógrafo do diretor do campo. Boix luta para salvar os registros dos horrores realizados na Áustria.

    13. Na Natureza Selvagem (2007)

    Disponível em: Google Play

    A produção Na Natureza Selvagem conta a história de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um jovem recém-formado, que, em busca de liberdade, organiza uma viagem sozinho para os Estados Unidos. A narrativa mostra suas aventuras e seus desdobramentos, inclusive, a ida do personagem até o Alasca. Muitos objetos e pessoas envolvidas nas filmagens fazem parte da história original, assim como os cenários. 

    14. 22 de Julho (2018)

    Disponível em: Netflix

    O filme baseado em fatos reais conta a história chocante do massacre da Noruega, ocorrido em 2011. O terrorista de extrema-direita Anders Behring Breivik (Anders Danielsen Lie), no mesmo dia, tirou a vida de oito pessoas em uma explosão e matou mais 69 jovens em um acampamento na ilha de Utoy. A produção busca entrar na cabeça do criminoso e enteder a lógica do ataque.

    15. Titanic (1997)

    Disponível em: Telecine Play

    Não teria como falar de filmes baseados em fatos reais sem citar o clássico Titanic. O longa conta a história de um navio que naufragou em abril de 1912. A produção ajuda a manter o imaginário sobre a tripulação, os passageiros e os romances que aconteceram dentro da embarcação.

    16. Meu Nome é Dolemite (2019)

    Disponível em: Netflix

    A história é baseada em fatos reais da vida do cantor, comediante e ator Rudy Ray Moore (Eddie Murphy). Na produção cinematográfica, Moore vê sua vida mudar quando começa a se inspirar em histórias de rua para montar seu repertório, que fica cheio de palavrões. O artista faz sucesso e decide rodar por conta própria um filme estrelado por seu alter-ego Dolamyte, um cafetão bom de briga que sabe lutar kung fu. 

    17. Sempre Ao Seu Lado (2009)

    Disponível em: Telecine Play

    O filme é um remake de 2009 e tem algumas mudanças em relação ao original, como o nome dos personagens e a localidade da produção. A narrativa conta a história verídica do cachorro Hachiko e a sua relação de lealdade e companheirismo com o seu dono, o Dr. Eisaburo Ueno, professor da Universidade de Tóquio.

    18. Invencível

    Disponível em: Netflix

    Invencível conta a história real de um avião da Força Aérea americana que caiu no meio do Oceano Pacífico após uma falha mecânica. Louis Zamperini (Jack O'Connell), um dos artilheiros do avião, e mais dois amigos tiveram que lutar contra a sede, fome, ataques de tubarões, bombardeios e um tufão. Quando os sobreviventes chegaram a uma ilha, foram capturados e mantidos como prisioneiros de guerra por dois anos. O filme baseado em fatos reais da guerra arrancou muitos elogios dos críticos e é emocionante. 

    19. A Favorita (2018)

    Disponível em: Telecine Play

    O longa passa durante a Guerra da Sucessão Espanhola, travada entre a Grã-Bretanha e a França. A trama mostra o circo político e a briga pelo trono. Enquanto a rainha está fragilizada e acamada, duas mulheres disputam o posto de favorita da monarca, com o objetivo de terem influência no palácio e nos rumos da Espanha.

    20. Spotlight - Segredos Revelados

    Disponível em: Google Play

    O longa baseado em fatos reais foi vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016. O enredo traz casos de abusos sexuais por padres pedófilos e mostra a investigação do jornal The Boston Globe para confirmar os crimes por parte dos clérigos da arquidiocese católica da cidade. O trabalho da equipe do jornal fez com que eles ganhassem o Prêmio Pulitzer de Serviço ao Público.

    > Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

    *Com coordenação de Carolina Marasco

    Leia também:

    Saiba como harmonizar chocolate e vinho

    As cervejas artesanais de Santa Catarina que você precisa conhecer

    Saiba o verdadeiro nome da Minnie e outras curiosidades sobre a turma do Mickey

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas