Sabidamente, o nicho de histórias baseadas em fatos reais é um dos favoritos dos fãs de ficção. Assim, as séries de TV nacionais e internacionais se utilizam muitas vezes de seu orçamento e o tamanho que tem para retratar fatos reais. Tanto de crimes quanto de fatos que marcaram a nossa história. Por isso, preparamos uma lista com 21 séries que inspiram seu roteiro em fatos reais.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Confira a lista 21 séries baseadas em fatos reais

Primeiramente, precisamos esclarecer alguns pontos sobre a lista:

  • O ranking conta com séries de variados gêneros disponíveis nos serviços de streaming
  • Além disso, retrata desde pessoas até eventos históricos

Continua depois da publicidade

1 – Narcos (Netflix)

De início, vamos trazer uma série que foi muito elogiada há poucos anos atrás. Narcos da Netflix conta a história da expansão do tráfico de cocaína pelo mundo. Principalmente focando na história do narcotraficante colombiano Pablo Escobar (Wagner Moura) e a luta das autoridades americanas e sul-americanas para derrubar o império.

2 – Chernobyl (HBO Max)

Assim como o nome sugere, essa série retrata a maior tragédia nuclear da história da humanidade. Ao longo da trama, o espectador vai descobrindo todas as falhas que levaram ao caso que desolou famílias e causou graves danos ambientais à Ucrânia e à Bielorússia.

3 – Olhos que Condenam (Netflix)

A série conta a história de cinco jovens negros de Nova Iorque que foram presos injustamente e coagidos pela polícia à confessar um crime brutal. Além disso, mostra todo o sofrimento que passaram até conseguir provar inocência. 

4 – Black Bird (Apple TV)

A princípio a história dessa série pode parecer ficcional, mas é adaptada da realidade. Após ser condenado a 10 anos de prisão Jimmy Keene (Taaron Egerton) recebe uma proposta para diminuir a pena. Para isso, precisa convencer o perigoso Larry Hall a confessar seus crimes para a polícia. Em realidade, o verdadeiro Jimmy Keene registrou em um livro a história que aconteceu exatamente assim.

Continua depois da publicidade

5 – Mindhunter (Netflix) 

Recentemente, o gênero chamado de True Crime vem ganhando espaço, e Mindhunter é uma bela opção para quem gosta. A série se passa nos anos 70 e apresenta alguns agentes do FBI entrevistando serial killers para traçar um perfil que facilite a solução de casos futuros. Os protagonistas são inspirados por agentes da vida real que fizeram esse trabalho.

6 – The Dropout (Star +)

Essa série conta a história real de ascensão e queda da ambiciosa Elizabeth Holmes (Amanda Seyfried), que queria ser bilionário e não media esforços para isso. Ela criou a empresa Theranos com 19 anos, e logo conseguiu grandes investimentos. Mas com o tempo, a farsa do negócio foi sendo desmascarada e o sonho desmoronou.

7 – Nada Ortodoxa (Netflix)

Essa história se baseia na autobiografia de mesmo nome da escritora Deborah Feldman. Ela fugiu de um casamento arranjado por sua família ultraortodoxa em Nova Iorque e foi para Berlim. Contudo, a história vai se separando da biografia ao longo da trama.

8 – Dahmer: Um canibal americano (Netflix)

A série conta a história de Jeffrey Dahmer, um famoso serial killer que seduziu e matou 17 rapazes ao longo de uma década. Ademais, o criminoso tinha também alguns rituais macabros que ajudaram a despistar os investigadores.

Continua depois da publicidade

9 – Todo dia a mesma noite (Netflix)

A primeira produção brasileira da lista, é baseada no livro-reportagem da jornalista Daniela Arbex. Assim como Chernobyl, a série mostra as falhas de segurança que levaram ao incêndio da Boate Kiss em 2013. Os personagens são inspirados em alguns dos entrevistados por Arbex na obra homônima.

10 – The Act (Lionsgate +)

Essa história já foi muito repercutida no nicho do True Crime, mas muita gente ainda não a conhece. Dee Dee (Patricia Arquette) é uma mãe superprotetora que convence a própria filha Gipsy (Joey King)  de que ela tem uma deficiência, usando disso para conseguir também dinheiro da caridade. Porém, com o tempo, Gipsy descobre a manipulação e tenta escapar das amarras da mãe.

11 – Alias Grace (Netflix)

De antemão, a série inicia em uma cena de crime no Canadá do Século XIX. Um patrão e uma governanta são encontrados mortos. Os principais culpados são o cocheiro James Mcdermott e a empregada Grace Marks. Ambos são condenados à morte, mas a culpa do assassinato até hoje nunca foi provada.

12 – A Escada (HBO Max)

A trama é inspirada em um caso real acontecido nos Estados Unidos em 2001. Kathleen Peterson (Toni Collette)  foi encontrada morta ao pé da escada. A dúvida que fica é: Foi acidente ou ela foi assassinada pelo marido? Conforme a série se desenrola, o espectador pode mudar de opinião acerca da inocência de Michael (Colin Firth) várias vezes.

Continua depois da publicidade

13 – A Small Light (Disney +)

A minissérie se ambienta na 2ª guerra mundial e  se dedica a contar a história de Miep Gies, uma holandesa que escondeu a família de Anne Frank dos nazistas por mais de dois anos. Assim, colocando a própria vida em risco.

14 – The Crown (Netflix)

Certamente uma das séries baseadas em fatos reais mais conhecidas, The Crown retrata a família real britânica durante o reinado de Elizabeth II. Trazendo assim, todos os grandes fatos e as grandes polêmicas da coroa no período.

15 – Como Vender Drogas Online Rápido (Netflix)

Buscando impressionar a ex-namorada que agora namora um traficante, Moritz Zimmermann (Maximilian Mundt) começa a divulgar drogas online. Dessa forma, Zimmermann monta um império do tráfico sem sair do quarto. A saber, a história é inspirada em Maximilian Schmidt, um dos maiores traficantes da Alemanha.

16 – A Caminho do Céu (Netflix)

A série conta a história de um ex-presidiário que ao sair da prisão descobre que herdou a empresa de limpeza de locais de trauma, crimes ou de casas onde pessoas faleceram. A história é baseada na biografia do sul-coreano Kim-Sae Byul.

Continua depois da publicidade

17 – Maid (Netflix)

Mais uma produção da Netflix, essa aborda a história de Alex, uma mãe que foge de um relacionamento abusivo com o marido. Sem casa e sem emprego, ela vai reconstruindo a vida junto com a pequena Maddy.

18 – The Good Lord Bird (Paramount +)

Contada sob o ponto de vista de um escravo recém liberto, essa produção da Paramount conta a história de John Brown, uma importante figura da história dos EUA que lutou contra a escravidão.

19 – Inventando Anna (Netflix)

Essa série se baseia na história real de Anna Delvey, jovem russa que se muda para Nova Iorque e finge ser uma herdeira alemã para dar golpes em milionários. Graças ao seu poder de persuasão ela consegue empréstimos e mantém uma vida de luxos.

20 – Notre Dame: Catedral em Chamas (Netflix)

Essa série francesa aborda a angústia de um momento recente e triste para a nossa história. A saber, a trama detalha os acontecimentos do dia 15 de abril de 2019, o incêndio da catedral de Notre Dame em Paris.

Continua depois da publicidade

21 – Lorena (Prime Video) 

Por fim, a única série da lista que é produzida pelo Prime Video, a trama conta a história de Lorena Bobbit, que em 1993 resolveu ir até às últimas consequências para se vingar do marido agressor.

Leia também

20 filmes baseados em fatos reais para assistir em casa

13 novelas baseadas em fatos reais ficar impressionado

Destaques do NSC Total