Para facilitar a sua busca pelos filmes baseados em fatos reais, reunimos 50 produções incríveis, disponíveis em plataformas de streaming ou na internet, que fazem a vida real e a arte andarem lado a lado. Afinal, todo roteiro de filmes e produções cinematográficas é elaborado para gerar emoções nos espectadores, sejam elas boas ou ruins.

Continua depois da publicidade

Porém, quando aparece aquela frase “Baseado em fatos reais”, antes do início do longa, a sensação é de que os sentimentos ficam à flor da pele. Enquanto Oscar Wilde diria que a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida, Aristóteles afirmava que, na verdade, a arte imita a vida. Essa premissa do filósofo grego está ainda mais presente nos filmes baseados em fatos reais.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Confira a lista de 50 filmes baseados em fatos reais

Continua depois da publicidade

O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Essa é uma daquelas produções de desidratar. O filme, baseado na autobiografia do protagonista, conta a história de William Kamkwamba (Maxwell Simba). O menino de 13 anos mora em uma comunidade no Malawi e, cansado de ver seus familiares e amigos sofrendo e passando fome devido à seca, cria um sistema de moinho de vento que abastece a comunidade com água. 

O jogo da imitação (2015)

O filme conta a história do matemático britânico Alan Turing.

Ele foi um dos grandes responsáveis por acabar com a 2ª Guerra Mundial, quando desvendou o sistema criptografado do exército alemão, conhecido como Enigma, conseguindo antecipar as ações da nação inimiga. Além disso, o filme baseado em fatos reais conta o drama pessoal na vida de Turing, que era gay em uma época em que a homossexulidade era crime.

Escritores da Liberdade (2007)

Esse é um filme que faz refletir sobre a realidade de nossas escolas comparadas às condições dos grupos sociais. Em Escritores da Liberdade, Erin Gruwell (Hilary Swank) é contratada como professora em uma escola do subúrbio dos Estados Unidos. Ela leciona em uma sala marcada pela violência, desobediência, desmotivação e principalmente pelos conflitos raciais.

Continua depois da publicidade

Aos poucos, usando diferentes métodos e valorizando os estudantes, ela incentiva-os a terem um bom desempenho e ajuda-os a resolverem seus conflitos.

Zodíaco (2007)

O filme foi baseado no livro de Robert Graysmith, uma obra verídica que conta a história da investigação que envolveu o serial killer conhecido por “Zodiac”. Nos anos 60 e 70, o criminoso matou várias pessoas, mas o que se destacou no caso foram os enigmas enviados pelo assassino para os policiais e para a imprensa.

O Homem que mudou o jogo (2011)

Em 2002, ao ganhar destaque na Liga Americana, o pequeno time de beisebol Oakland Athletics surpreendeu o mundo.

Continua depois da publicidade

O clube possuía a menor folha salarial de todos os times profissionais. O filme baseado em fatos reais mostra como a equipe alcançou esse resultado.

O dirigente Billy Beane (Brad Pitt) não concordava com a forma de gestão do beisebol. Ao ser contrato pelo Oakland, juntamente com seu assistente, eles enfrentam um corte no orçamento do clube e passam a recrutar jogadores mais baratos a partir de uma lógica matemática, medida de acordo com os acertos e erros de cada atleta.

Intocáveis (2012)

Intocáveis é baseado na história real de amizade entre um milionário francês tetraplégico, Philippe Pozzo di Borgo, e um imigrante contratado para ser seu enfermeiro. A emocionate narrativa mostra o inexperiente cuidador entendendo as necessidade de seu chefe que, por sua vez, passa a gostar cada vez mais do enfermeiro pelo tratamento que recebe: de igual para igual, sem pena ou tratamento especial.

Continua depois da publicidade

Doze Anos de Escravidão (2014)

O longa baseado em fatos reais ganhou o Oscar de Melhor Filme no ano de 2014. A história traz a vida de Solomon Northup, um negro livre que foi ilegalmente escravizado por 12 anos durante o século XIX. A narrativa foi baseada na autobiografia de Solomon, escrita em 1853, e surpreende pela autenticidade dos acontecimentos retratatados no filme.

O Impossível (2012)

O filme é baseado no terrível tsunami do Oceano Índico de 2004, que matou mais de 230 mil pessoas. O enredo conta sobre a história da família de Belón, que foi atingida pelo tsunami na Tailândia e separada pela onda gigante. A produção mostra o desespero e a luta de María, seus filhos e marido para se encotrarem novamente com vida.

Capote (2005)

Capote é uma história baseada na vida de Truman Capote e narra os bastidores da escrita do best-seller A Sangue Frio, publicado em 1966.

Continua depois da publicidade

A obra foi originada devido à investigação de um crime bárbaro ocorrido em 1959 em uma fazenda do estado do Kansas, nos Estados Unidos.

Sergio (2009)

Sergio é um filme baseado no livro O homem que queria salvar o mundo, que conta a história da invasão do Iraque pelos Estados Unidos e relata, principalmente, os últimos dias de vida do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello (Wagner Moura), funcionário da ONU que morreu em Bagdá, no ano de 2003, vítima de um ataque terrorista na sede local da organização.

Marley & Eu (2008)

O filme baseado em fatos reais conta a vida e o amor de seu dono pelo “Pior Cão do Mundo”.

Continua depois da publicidade

O protagonista narra o enredo em primeira pessoa e mostra suas aventuras com Marley, seu cachorro, durante treze anos de sua vida.

O Fotógrafo de Mauthausen (2018)

Produção linda, dura e cruel, que relata a história de Francesc Boix (Mario Casas), um ex-soldado que fica preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial e, para sobreviver, se torna o fotógrafo do diretor do campo. Boix luta para salvar os registros dos horrores realizados na Áustria.

Na Natureza Selvagem (2007)

A produção Na Natureza Selvagem conta a história de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um jovem recém-formado, que, em busca de liberdade, organiza uma viagem sozinho para os Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

A narrativa mostra suas aventuras e seus desdobramentos, inclusive a ida do personagem até o Alasca. Objetos, cenários e pessoas envolvidas nas filmagens fazem parte da história original.

22 de Julho (2018)

O filme baseado em fatos reais conta a história chocante do massacre da Noruega, ocorrido em 2011. O terrorista de extrema-direita Anders Behring Breivik (Anders Danielsen Lie), no mesmo dia, tirou a vida de oito pessoas em uma explosão e matou mais 69 jovens em um acampamento na ilha de Utoy. A produção busca entrar na cabeça do criminoso e enteder a lógica do ataque.

Titanic (1997)

Não teria como falar de filmes baseados em fatos reais sem citar o clássico Titanic. O longa conta a história de um navio que naufragou em abril de 1912.

Continua depois da publicidade

A produção ajuda a manter o imaginário sobre a tripulação, os passageiros e os romances que aconteceram dentro da embarcação.

Meu Nome é Dolemite (2019)

A história é baseada em fatos reais da vida do cantor, comediante e ator Rudy Ray Moore (Eddie Murphy).

Na produção cinematográfica, Moore vê sua vida mudar quando começa a se inspirar em histórias de rua para montar seu repertório, que fica cheio de palavrões.

Continua depois da publicidade

O artista faz sucesso e decide rodar por conta própria um filme estrelado por seu alter-ego Dolamyte, um cafetão bom de briga que sabe lutar kung fu. 

Sempre Ao Seu Lado (2009)

O filme é um remake de 2009 e tem algumas mudanças em relação ao original, como o nome dos personagens e a localidade da produção. A narrativa conta a história verídica do cachorro Hachiko e a sua relação de lealdade e companheirismo com o seu dono, o Dr. Eisaburo Ueno, professor da Universidade de Tóquio.

Invencível (2014)

Invencível conta a história real de um avião da Força Aérea americana que caiu no meio do Oceano Pacífico após uma falha mecânica.

Continua depois da publicidade

Louis Zamperini (Jack O’Connell), um dos artilheiros do avião, e mais dois amigos tiveram que lutar contra a sede, fome, ataques de tubarões, bombardeios e um tufão. Quando os sobreviventes chegaram a uma ilha, foram capturados e mantidos como prisioneiros de guerra por dois anos. O filme baseado em fatos reais da guerra arrancou muitos elogios dos críticos e é emocionante. 

A Favorita (2018)

O longa passa durante a Guerra da Sucessão Espanhola, travada entre a Grã-Bretanha e a França. A trama mostra o circo político e a briga pelo trono. Enquanto a rainha está fragilizada e acamada, duas mulheres disputam o posto de favorita da monarca, com o objetivo de terem influência no palácio e nos rumos da Espanha.

Spotlight – Segredos Revelados (2015)

O longa baseado em fatos reais foi vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016. O enredo traz casos de abusos sexuais por padres pedófilos e mostra a investigação do jornal The Boston Globe para confirmar os crimes por parte dos clérigos da arquidiocese católica da cidade. O trabalho da equipe do jornal fez com que eles ganhassem o Prêmio Pulitzer de Serviço ao Público.

Continua depois da publicidade

A Lista de Schindler (1993)

Dirigido por Steven Spielberg, retrata a história real de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto.

Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000)

Julia Roberts estrela como Erin Brockovich, uma ativista que ajudou a investigar e expor a poluição da água em uma comunidade na Califórnia. O filme é aclamado pela atuação poderosa de Julia Roberts, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz, além de receber elogios por sua narrativa envolvente e inspiradora.

A Queda: As Últimas Horas de Hitler (2004)

Um retrato detalhado dos últimos dias de Adolf Hitler no bunker de Berlim durante o fim da Segunda Guerra Mundial. O filme apresenta uma visão intimista e perturbadora dos círculos internos do regime nazista enquanto o colapso da Alemanha nazista se desenrola. A história é contada principalmente do ponto de vista de Traudl Junge, a secretária de Hitler, interpretada por Alexandra Maria Lara, que narra os eventos que testemunhou enquanto trabalhava no bunker.

Continua depois da publicidade

Cidade de Deus (2002)

“Cidade de Deus” é um filme brasileiro de drama criminal lançado em 2002, dirigido por Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. O filme é baseado no livro homônimo de Paulo Lins, que por sua vez é inspirado em fatos reais ocorridos na favela de Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

O filme narra a história da ascensão do crime organizado na Cidade de Deus ao longo de várias décadas, desde a década de 1960 até os anos 1980. A trama gira em torno de diversos personagens, destacando principalmente dois jovens: Buscapé (interpretado por Alexandre Rodrigues), um fotógrafo aspirante que busca uma vida melhor fora da favela, e Zé Pequeno (interpretado por Leandro Firmino), um traficante de drogas cruel e ambicioso.

Hotel Ruanda (2004)

“Hotel Ruanda” é um filme de drama histórico lançado em 2004, dirigido por Terry George. O filme é baseado na história real de Paul Rusesabagina, um gerente de hotel ruandês que abrigou mais de mil refugiados durante o genocídio em Ruanda em 1994.

Continua depois da publicidade

O Diário de Anne Frank (1959)

Um filme de 1959, dirigido por George Stevens, baseado no famoso diário escrito por Anne Frank durante os anos em que ela e sua família se esconderam dos nazistas em Amsterdã durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é uma adaptação da peça teatral homônima de Frances Goodrich e Albert Hackett, que por sua vez é baseada no diário de Anne Frank.

Capitão Phillips (2013)

O filme é baseado no livro “A Captain’s Duty: Somali Pirates, Navy SEALs, and Dangerous Days at Sea”, de Richard Phillips, que narra o sequestro do cargueiro MV Maersk Alabama por piratas somalis em 2009.

Continua depois da publicidade

A trama segue o Capitão Richard Phillips, comandante do MV Maersk Alabama, que é sequestrado junto com sua tripulação por piratas somalis enquanto navegam pelo Golfo de Aden.

Invictus (2009)

“Invictus” é um filme de drama histórico lançado em 2009, dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Morgan Freeman no papel de Nelson Mandela e Matt Damon como François Pienaar. O filme é baseado no livro “Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation”, de John Carlin, que conta a história real da participação da África do Sul na Copa do Mundo de Rugby de 1995 e seu impacto na unificação do país após o fim do apartheid.

O Discurso do Rei (2010)

“O Discurso do Rei” é um filme britânico de drama histórico lançado em 2010, dirigido por Tom Hooper e estrelado por Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter. O filme é baseado na história real do Rei George VI do Reino Unido, que enfrentou sua gagueira com a ajuda de um terapeuta da fala antes de assumir o trono britânico em um momento crucial da história do país.

Continua depois da publicidade

Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014)

Centrado na marcha de Selma a Montgomery liderada por Martin Luther King Jr. em 1965, este filme destaca a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.

A trama se concentra especificamente nas três marchas que ocorreram em Selma, Alabama, em meio à resistência violenta das autoridades locais e da aplicação discriminatória das leis de direitos de voto. O Dr. Martin Luther King Jr., interpretado por David Oyelowo, desempenha um papel central no filme, liderando os esforços para garantir o direito ao voto para os afro-americanos no sul segregado.

Sully: O Herói do Rio Hudson (2016)

Tom Hanks estrela como o piloto Chesley “Sully” Sullenberger, que realizou um pouso de emergência bem-sucedido no rio Hudson em 2009.

Continua depois da publicidade

A trama se concentra no Capitão Sully, um piloto experiente com décadas de experiência, que se vê diante de uma situação de vida ou morte quando um bando de pássaros atinge os motores do avião logo após a decolagem.

Os Miseráveis (2012)

Baseado no clássico romance de Victor Hugo, este filme retrata a França do século XIX e as lutas dos miseráveis durante o período. O filme conta a história de Jean Valjean, um ex-prisioneiro que busca redenção enquanto é perseguido pelo inspetor Javert durante décadas na França do século XIX.

127 Horas (2010)

James Franco interpreta o alpinista Aron Ralston, que ficou preso em um canyon remoto por mais de cinco dias antes de amputar o próprio braço para sobreviver.

Continua depois da publicidade

A narrativa é intensa e envolvente, retratando não apenas os eventos angustiantes que Ralston enfrenta no desfiladeiro, mas também flashbacks de sua vida e relacionamentos. À medida que os dias passam e suas esperanças diminuem, ele é forçado a tomar uma decisão extremamente difícil para sobreviver.

Munique (2005)

Dirigido por Steven Spielberg, este filme segue uma equipe de agentes israelenses em sua missão para capturar os responsáveis pelo massacre de atletas israelenses nos Jogos Olímpicos de 1972.

O filme acompanha a história de um grupo de agentes do Mossad, a agência de inteligência israelense, encarregado de encontrar e eliminar os responsáveis pelo massacre. Eric Bana interpreta o líder da equipe, Avner Kaufman, que é encarregado de liderar essa missão secreta de vingança.

Continua depois da publicidade

Dunkirk (2017)

Dirigido por Christopher Nolan, este filme retrata a evacuação de Dunkirk durante a Segunda Guerra Mundial, onde civis britânicos resgataram soldados aliados encurralados pelas forças nazistas.

O filme é conhecido por sua abordagem única e inovadora na narrativa de guerra. Em vez de se concentrar em personagens individuais ou em uma história linear, “Dunkirk” apresenta três linhas temporais interconectadas que ocorrem em terra, no mar e no ar.

Apollo 13 (1995)

Estrelado por Tom Hanks, este filme recria a missão espacial Apollo 13, que enfrentou uma série de problemas técnicos enquanto orbitava a lua em 1970.

Continua depois da publicidade

O filme segue a história dos astronautas Jim Lovell, interpretado por Tom Hanks, Fred Haise, interpretado por Bill Paxton, e Jack Swigert, interpretado por Kevin Bacon, que são enviados à Lua na missão Apollo 13. No entanto, durante a viagem, uma explosão a bordo da nave espacial danifica o módulo de serviço, criando uma crise de sobrevivência no espaço.

A Teoria de Tudo (2014)

Eddie Redmayne interpreta o físico Stephen Hawking, explorando sua vida pessoal e sua carreira científica, enquanto enfrenta a esclerose lateral amiotrófica.

“A Teoria de Tudo” é elogiado por sua sensibilidade, performances impressionantes e pela maneira como retrata a luta de Stephen Hawking com sua condição debilitante, ao mesmo tempo em que destaca seu intelecto e sua dedicação à ciência.

Frost/Nixon (2008)

Baseado na série de entrevistas entre o apresentador de TV David Frost e o ex-presidente Richard Nixon após o escândalo de Watergate.

Michael Sheen interpreta David Frost, enquanto Frank Langella interpreta Richard Nixon. O filme narra a jornada de Frost para persuadir Nixon a conceder uma entrevista, sua preparação meticulosa para confrontar o ex-presidente e a batalha de inteligência e vontade que se segue durante as entrevistas.

Continua depois da publicidade

Estrada para a Perdição (2002)

Tom Hanks e Paul Newman estrelam este filme, que se baseia em um quadrinho inspirado na história real de uma gangue de criminosos na década de 1930.

O enredo se passa durante a Grande Depressão nos Estados Unidos e segue Michael Sullivan, um assassino de aluguel para um poderoso mafioso irlandês em Chicago, interpretado por Tom Hanks. Quando seu filho Michael Jr., interpretado por Tyler Hoechlin, testemunha involuntariamente um assassinato cometido por seu pai e seu colega de trabalho, ele se torna um alvo para a máfia.

Clube de Compras Dallas (2013)

Matthew McConaughey e Jared Leto estrelam este drama biográfico sobre Ron Woodroof, um eletricista diagnosticado com AIDS que luta contra a FDA para obter tratamentos não aprovados.

Continua depois da publicidade

O filme retrata não apenas a luta de Ron contra a doença e a burocracia médica, mas também sua mudança de perspectiva em relação à comunidade LGBTQ+ e sua luta pela justiça e acesso igualitário ao tratamento. Jared Leto também ganhou aclamação pela sua interpretação de Rayon, que oferece uma visão sensível e comovente das lutas enfrentadas pelas pessoas LGBTQ+ durante a epidemia de AIDS.

O Informante (2009)

Baseado na história real de Jeffrey Wigand, um ex-vice-presidente da Brown & Williamson, que expôs os segredos da indústria do tabaco. Matt Damon interpreta Mark Whitacre, um executivo ambicioso da ADM que decide revelar as práticas ilegais de sua empresa ao FBI.

A Ponte dos Espiões (2015)

Dirigido por Steven Spielberg, este filme retrata a troca de espiões entre os Estados Unidos e a União Soviética durante a Guerra Fria.

Tom Hanks estrela como James B. Donovan, um advogado de seguros americano que é recrutado para defender Rudolf Abel, um espião soviético capturado pelos Estados Unidos. Embora inicialmente relutante, Donovan defende Abel com determinação, garantindo-lhe um julgamento justo.

Continua depois da publicidade

O Homem Elefante (1980)

Baseado na história real de Joseph Merrick, um homem com graves deformidades físicas que se tornou uma atração de circo na era vitoriana.

John Hurt interpreta Joseph Merrick, enquanto Anthony Hopkins interpreta o médico Frederick Treves, que descobre Merrick em um circo de horrores em Londres e o resgata da exploração e abuso. Treves então leva Merrick para o Hospital de Londres, onde ele é tratado com compaixão e dignidade.

Gandhi (1982)

Ben Kingsley estrela como Mahatma Gandhi, líder do movimento de independência da Índia, neste épico biográfico. O filme recebeu uma série de prêmios, incluindo oito Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Ben Kingsley e Melhor Roteiro Original.

Milk: A Voz da Igualdade (2008)

Sean Penn interpreta Harvey Milk, o primeiro político abertamente gay eleito para um cargo público nos Estados Unidos, que foi assassinado em 1978.

“Milk: A Voz da Igualdade” recebeu críticas positivas e foi indicado a vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme. Sean Penn ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação de Harvey Milk.

Continua depois da publicidade

Ray (2004)

Jamie Foxx interpreta Ray Charles, mostrando sua ascensão ao estrelato musical e sua luta contra a cegueira e o vício em drogas. O filme retrata a infância difícil de Ray Charles na segregada Geórgia, sua cegueira desde a infância devido ao glaucoma, bem como seus relacionamentos tumultuados e sua batalha contra o racismo e a discriminação.

O Pianista (2002)

Baseado nas memórias do pianista polonês Władysław Szpilman, que sobreviveu ao Holocausto em Varsóvia.

Dirigido por Roman Polanski, Adrien Brody estrela como Władysław Szpilman, um talentoso pianista judeu cuja vida é virada de cabeça para baixo com a ocupação nazista em Varsóvia. Conforme a situação para os judeus se agrava, Szpilman é forçado a se esconder e lutar pela sobrevivência em meio ao caos e à destruição da guerra.

Oppenheimer (2024)

Indicado a diversos Oscars na edição de 2024 da premiação, “Oppenheimer” retrata a jornada do físico Robert Oppenheimer para desenvolver a primeira bomba atômica através do Projeto Manhattan.

Continua depois da publicidade

A direção brilhante de Christopher Nolan e a atuação incrível de Cillian Murphy tornam o filme uma das melhores adaptações da vida real para o cinema da história.

A Sociedade da Neve (2023)

O filme retrata o acidente ocorrido no ano de 1972, no qual uma aeronave proveniente do Uruguai choca-se com uma geleira nos Andes. Apenas 29 dos 45 passageiros a bordo conseguiram sobreviver ao trágico incidente. Enclausurados em um dos cenários mais adversos do globo, são levados a batalhar pela própria sobrevivência.

O filme possui direção de Juan Antonio Bayona.

O Lobo de Wall Street (2013)

O filme narra a ascensão e queda de Jordan Belfort, mostrando sua jornada desde seu início como corretor de valores até se tornar um magnata de Wall Street, fundando sua própria empresa de corretagem, a Stratton Oakmont. Ele e seus colegas mergulham em um estilo de vida de excessos, envolvendo-se em drogas, festas luxuosas, sexo e fraudes financeiras.

Continua depois da publicidade

Além da performance impressionante de DiCaprio, o filme é conhecido pela direção brilhante de Scorsese, pela cinematografia vibrante e pela edição dinâmica, que capturam a energia frenética do mundo de Wall Street e refletem o estilo de vida extravagante e caótico de Belfort e seus colegas.

Leia também

13 novelas baseadas em fatos reais ficar impressionado

21 séries baseadas em fatos reais

Destaques do NSC Total