Filmes de terror podem trazer benefícios à saúde. Produções do gênero são mais eficientes que uma caminhada quando o assunto é queimar calorias. Segundo um estudo feito pela psicóloga Kristen Knowles, da Universidade Queen Margaret, os filmes com sustos inesperados são os que mais contribuem para isso, graças ao aumento da frequência cardíaca durante cenas de tensão.
Continua depois da publicidade
A ainda pesquisa revela que assistir a esse tipo de filme estimula a liberação de dopamina e endorfina, que são responsáveis por aumentar a sensação de prazer e diminuir a percepção de dor no corpo humano. Ou seja, assistir filmes de terror, por mais controverso que pareça, pode ajudar a aliar o estresse, reduzir dores e promover o bem-estar físico, além da queimação de calorias.
Segundo a psicóloga, a distração causada pela dor também é uma explicação, já que a atenção do corpo e os recursos energéticos são desviados para a avaliação das ameaças que os olhos veem.
— A resposta do corpo ao medo ou ao suspense é aumentar a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, que mobilizam os recursos energéticos do corpo. Isso é combinado com aumento da frequência cardíaca e atenção concentrada. Tudo isso pode ser bastante estimulante quando a tensão é liberada no final do filme — explicou Knowles ao jornal The Herald.
Continua depois da publicidade
De acordo com o estudo, assistir a um filme de terror de 90 minutos queima entre 100 e 185 calorias. Isso pode parecer pouco, mas o filme responsável pelo valor mais baixo de perda calórica, equivale, em média, o mesmo que o corpo gasta em uma caminhada de 1,5 quilômetros.
Veja quantas calorias são queimadas ao ver esses filmes:
- O Iluminado (1980) – 184 calorias
- Tubarão (1975) – 161 calorias
- O Exorcista (1973) – 158 calorias
- Alien, O Oitavo Passageiro (1979) – 152 calorias
- Jogos Mortais (2004) – 133 calorias
- A Hora do Pesadelo (1984) – 118 calorias
- Atividade Paranormal (2007) – 111 calorias
- A Bruxa de Blair (1999) – 105 calorias
- O Massacre da Serra Elétrica (1974) – 107 calorias
- REC – 101 calorias
*Sob supervisão de Pablo Olave Brito
Leia também
Os 15 melhores filmes de terror de todos os tempos

