publicidade

Especiais Publicitários
Navegue por

VIVER SC apresenta

Fim de tarde com o melhor do jazz 

Sunset Jazz Iguatemi faz parte da programação gratuita do Viver SC e promove um momento de descontração com muita música boa  

09/01/2019 - 16h22 - Atualizada em: 11/01/2019 - 13h52

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
sunset jazz
(Foto: )

“A vida é bem parecida com o jazz. Fica melhor quando você improvisa”, dizia o compositor pianista George Gershwin, um dos principais nomes do jazz americano. É nesse conceito de improvisação, de tocar sem saber o que vem pela frente (que na música popular é conhecido como jam), que se ampara o Sunset Jazz, evento que ocorre na sexta-feira (11), a partir das 17h30min, no piso G3 do Iguatemi Florianópolis, com entrada gratuita.

Turistas e moradores estão convidados a curtir um pôr do sol e prestigiar os oito artistas que vão fazer um som dividido em três sets, explorando diferentes vertentes do jazz.

– Geralmente tocamos em quarteto ou trio, mas, para esse evento, a ideia é fazer uma espécie de “jam organizada” passando por estilos específicos de jazz. Vai ser um jazz um pouco mais antigo, mais padrão, com contrabaixo, bateria, saxofone, piano. Vamos começar com um ritmo que chama swing, passar pelo bebop e então pelo hard bop, que é um som um pouquinho mais “nervoso” – explica Tiê Pereira, curador do evento e contrabaixista.

Para combinar com a tranquilidade e a leveza que um final de tarde de sexta-feira pede, a noite começa com um som mais calmo, que, ao longo das três horas de apresentação, acelera, muda de frequência e embala a energia. A base das composições fica por conta de Tiê Pereira, contrabaixista, e do baterista Mauro Borghezan. Na linha de frente, seis solistas se alternam trazendo identidade e diversidade para a apresentação, além de elementos do funk e de outros ritmos. São eles Elio Silveira Vistel (saxofone), Felipe Coelho (violão), Lucas Martinez (guitarra), Fábio Carlesso (guitarra), Edson Fortes (piano) e Maycon de Souza (saxofone).

O evento é uma realização do Viver SC, projeto da NSC Comunicação que tem o objetivo de ressaltar as melhores experiências do verão catarinense tanto para o público local quanto para quem vem curtir os meses mais quentes por aqui. Neste link você confere a programação completa dos eventos.

Guilherme Goes
(Foto: )

Cena ganha força em Santa Catarina

Desde 2014, os apreciadores de jazz têm a oportunidade de ver grandes músicos de Santa Catarina e de outras partes do Brasil em performances de alta qualidade. Sucesso de público, o evento Sexta Jazz reforçou a cena desse estilo musical em Florianópolis, despertando o interesse pelo jazz e por suas inúmeras variações, valorizando os músicos que se dedicam ao ritmo.

– A cena do jazz em Santa Catarina teve um crescimento de público muito grande nos últimos anos, especialmente em Florianópolis. Aumentaram muito os eventos relacionados a esse tipo de música, principalmente os gratuitos. Um deles é o Sexta Jazz, que só vem crescendo em termos de público. Os eventos de música instrumental acabam abarcando um público muito grande e heterogêneo, gente mais nova e mais velha. O jazz, com a mistura de funk, groove e de outros ritmos acaba atraindo um público maior – conta Tiê Pereira.

As últimas edições foram realizadas no Iguatemi Florianópolis, que agora propõe uma noite de jam sessions para valorizar a criatividade e personalidade dos músicos locais.

– Para essa edição do Sunset, procurei músicos que tivessem mais influência de um jazz um pouco mais tradicional. O Maycon, saxofonista, se especializou bastante em tocar bebop, que é esse ritmo um pouco mais rápido. O Felipe Coelho é um instrumentista que estudou nos EUA, então é um cara que tem uma linguagem muito bem resolvida em jazz e swing. Eu também tenho minhas influências, acabei tocando muito jazz e música instrumental, mas também hip hop e funk. Por isso, essa edição vai ter uma pegada mais moderna, com outras influências – completa Pereira.

No dia 1º de fevereiro, o evento retorna na versão Groove Jazz, quando os músicos Tiê Pereira (contrabaixo), Emília Carmona (voz), Fabio Melo (saxofone), Fábio Carlesso (guitarra), Paulo Steil (bateria), Thomas Pessoa (voz), Vitor Miranda (guitarra) e Mauro Borghezan (bateria) se reunirão para mais uma jam session, dessa vez para ressaltar ainda mais as influências de ritmos como o funk, o blues e outros.

O quê: Sunset Jazz Iguatemi

Quando: 11/1, às 17h30min

Onde: Iguatemi Florianópolis, acesso pelo piso G3

Quanto: gratuito

​Conteúdo produzido pelo Estúdio NSC Branded Content para o projeto Viver SC e patrocinado por:

patrocinadores
(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação