nsc
santa

FILA SEM FIM

Fiscal à paisana em banco de Blumenau flagra longa espera e aplica multa de R$ 100 mil

Agência terá de adotar melhorias sob risco de ter as portas fechadas pela fiscalização

14/12/2021 - 13h08

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Clientes esperavam por uma senha para serem atendidos
Clientes esperavam por uma senha para serem atendidos
(Foto: )

Uma agência bancária de Blumenau foi multada em R$ 100 mil por deixar os clientes em uma longa espera, muitos deles na fila, sem senha, do lado de fora. O mau atendimento também foi motivo de punição. A situação foi constatada pelo coordenador do Procon, que estava no local à paisana. Em nota, a empresa disse que respeita as normas municipais.

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

Nesta segunda-feira (13), o coordenador do Procon de Blumenau, André da Cunha, foi ao banco Santander, no bairro Itoupava Norte, e enfrentou a fila que se formou antes da porta giratória, incluindo na calçada do estabelecimento. Ele conta que chegou a exigir uma senha, mas não recebeu. Ao conversar com outros clientes, soube que a espera chegava a duas horas. Uma lei municipal em vigor desde 2005 estabelece que em dias “normais” o consumidor deve esperar no máximo 20 minutos para ser atendido.

— Escolhi ir naquela agência porque já havíamos recebido várias reclamações. Foi multada pela demora, pelo descaso com os clientes e pelo mau atendimento — detalha André.

Do lado de dentro, havia dois funcionários atendendo o público, lembra o coordenador, e dez lugares para os clientes sentarem. André orientou que espaços ociosos fossem ocupados, respeitando o distanciamento por conta da pandemia, para que todos pudessem entrar e aguardar com o mínimo de conforto.

> Ritual, mortes, enredo de terror: o que está por trás de assassinato brutal em SC

O banco foi multado por causa das cerca de dez pessoas que ficaram mais de 20 minutos esperando, conforme cálculo estipulado em tabela, e pelo mau tratamento dado aos clientes, incluindo André, enquanto estava à paisana. A agência foi multada na segunda e nesta terça-feira (14) uma notificação deve ser entregue para exigir mudanças, como aumento no número de funcionários para receber o público e o fim da fila fora da unidade.

As melhorias precisam ser adotadas em 24 horas, sob risco da agência ser fechada por tempo indeterminado, alerta o André. Ele reforça que caso algum morador flagre situação semelhante em outros bancos, denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (47) 9.9920-0083.

Contraponto

Em nota, o Santander informou que “trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, e respeita as normas de cada município em que está presente, de modo a garantir a satisfação de todos os consumidores”.

Leia também

Preço da carne pode estar por trás do aumento nos casos de furto de gado em Blumenau e região

Mudança em lei beneficia ex-diretores do Samae de Blumenau que tiveram bens bloqueados

Polícia encontra homem morto com tiro no rosto dentro de carro parado na BR-470

Blumenau avalia criar fundo municipal para ajudar a pagar despesas dos ônibus

Colunistas