Uma fiscalização de rotina na BR-101, em Itajaí, revelou o contrabando de remédios para emagrecer vindos do Paraguai. O material estava em um Nissan Kicks abordado por policiais rodoviários federais na manhã desta terça-feira (30). Três homens foram presos em flagrante.

Continua depois da publicidade

Conforme a PRF, foram apreendidas 467 unidades de medicamentos de uso proibido no Brasil. Além dos remédios para emagrecer, o carregamento incluía anabolizantes de origem estrangeira.

O material estava armazenado em duas bolsas e nenhum dos ocupantes do carro tinha prescrição médica ou autorização legal para o transporte dos produtos, que têm entrada proibida no país sem o devido registro nos órgãos de vigilância sanitária. O trio foi levado para a sede da Polícia Federal em Itajaí.

Os homens não contaram para onde estavam levando os medicamentos, mas as autoridades acreditam que iriam para Tubarão, onde eles moram.

Os suspeitos podem responder por crimes contra a saúde pública e contrabando. Pela legislação brasileira, importar ou distribuir medicamentos sem registro nos órgãos competentes é uma infração grave, com penas que podem chegar a 15 anos de reclusão, dependendo do enquadramento judicial e da gravidade da conduta contra a segurança sanitária da população.

Continua depois da publicidade