O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) tem intensificado o modelo de fiscalização em Santa Catarina, com foco em ações preventivas e em uso de inteligência territorial para identificar obras, atividades e serviços que exigem a participação de profissionais habilitados. A estratégia tem como objetivo garantir que práticas de engenharia, agronomia e geociências sejam executadas dentro da legislação, para reduzir riscos e ampliar a proteção à população.

Continua depois da publicidade

Entre as medidas aplicadas pela instituição, estão a ampliação do cruzamento de dados, a modernização de ferramentas e a consolidação de convênios com órgãos públicos. Essas iniciativas fortalecem a atuação do CREA-SC em todas as regiões do estado. 

O movimento de fortalecer as fiscalizações ganhou destaque durante a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, ocasião em que o CREA-SC recebeu o Prêmio de Inovação pelo aplicativo Data Fiscaliza. Através da tecnologia desenvolvida pela instituição, é possível reunir informações estratégicas, agilizar análises e quantificar a tomada de decisão das equipes. 

De acordo com o Conselho,o investimento em tecnologia e integração de informações tornou-se decisivo para ampliar a precisão e a eficiência das operações em campo.

Integração territorial amplia alcance da fiscalização

Por adotar bases compartilhadas, o Data Fiscaliza tornou-se uma ferramenta de referência para o setor. O aplicativo facilita o acesso às informações territoriais, registros e relatórios que orientam o planejamento das ações. Por meio de convênios com órgãos ambientais, administrações municipais, secretarias estaduais e entidades parceiras, o CREA-SC tem ampliado o acesso a dados que indicam a localização de obras em andamento, empreendimentos e atividades que demandam registro de responsabilidade técnica.

Continua depois da publicidade

— Quando fortalecemos a fiscalização, estamos fortalecendo a segurança da sociedade. Nosso compromisso é garantir que obras, serviços e atividades técnicas sejam conduzidos por profissionais habilitados e com responsabilidade técnica. Estamos avançando com uma fiscalização que educa, orienta e previne riscos, valorizando a boa engenharia e protegendo a população — afirma o presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier. 

Já o gerente de fiscalização, Eng. Ingo Dal Pont Werncke, reforça a importância da integração. Segundo ele, o CREA-SC utiliza hoje informações georreferenciadas, bases compartilhadas e relatórios de órgãos parceiros para mapear obras e empreendimentos de forma mais precisa, o que trouxe mais precisão às análises. 

Abordagem preventiva mostra resultados concretos

Por atuar com foco na prevenção, com orientação aos responsáveis e estímulo à regularização, o Crea tem registrado impactos diretos nos indicadores. Em 2025, foram realizadas 65.746 ações fiscalizatórias. Entre elas, 44.469 apresentavam situação inicial de irregularidade, mas apenas 936 evoluíram para autos de infração. No mesmo período de 2024, foram contabilizados 1.300 autos, o que representou uma redução de 28%.

O avanço também aparece na identificação de empresas sem registro. Em 2023, 1.527 empresas estavam nessa condição. Em 2024, o total chegou a 2.584, aumento de 69,2%. Em 2025, as ações alcançaram 7.588 empresas, crescimento de 193,6% em relação ao ano anterior.

Continua depois da publicidade

O movimento de fiscalização tem reflexo direto na formalização das atividades técnicas no estado. Atualmente, o CREA-SC conta com o registro de 24.222 empresas, um aumento de 8,85% em relação a 2023 e de 8,91% em comparação com 2024. O total de profissionais registrados chegou a 82.915 até outubro de 2025, alta de 5,65% em relação a 2023 e de 3,58% em relação a 2024.

Até outubro de 2025, foram contabilizadas 444.950 ARTs. Os números mantêm a tendência de crescimento dos anos anteriores, com aumento de 9,35% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 410.353 ARTs, e de 8,43% entre 2024 e 2025. Os resultados evidenciam a intensificação das ações de combate ao exercício irregular e reforçam a presença do Conselho em todas as regiões de Santa Catarina.

Para saber mais sobre a atuação do CREA-SC, acesse o site.