Um flagrante nesta quarta-feira (14) mostra o esgoto de dois prédios chegando a uma das praias mais queridinhas de Santa Catarina. Segundo a prefeitura de Itapema, os casos foram descobertos na Meia Praia durante uma operação de fiscalização em imóveis próximos à faixa de areia. Nessa região, conforme relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA), a balneabilidade está ruim desde o fim do ano passado.
Continua depois da publicidade
Conforme mostram imagens da prefeitura, foi preciso quebrar os bueiros para confirmar a situação. O governo precisou usar concreto para bloquear a passagem do esgoto que estava sendo despejado na rede de drenagem pluvial. A partir de agora, os responsáveis pelos dois prédios têm 20 dias para comprovar a ligação correta do imóvel à rede de esgoto nas áreas onde o sistema já está disponível.
O descumprimento pode resultar em multas e outras penalidades.
A presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema, Luciana Saramento, explica que quando há ligação irregular, o esgoto segue pela rede de drenagem e deságua diretamente na praia. Ela garante que, nos próximos dias, a fiscalização será reforçada, inclusive com o uso de robôs de inspeção. Essa tecnologia deve permitir identificar eventuais irregularidades com ainda mais precisão.
A comunidade também pode denunciar casos do gênero pelo WhatsApp 47 3267-1422.
Continua depois da publicidade





