A partir da quinta-feira (15) até o dia 19 de fevereiro, interessados poderão se inscrever em um processo seletivo da Prefeitura de Florianópolis para cargos de nível médio completo na área da saúde. Serão 500 vagas disponibilizadas, além de formação de cadastro reserva. O salário mensal é de R$ 4.246,20. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
As oportunidades, segundo a prefeitura, são para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE).
Executado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), o processo seletivo contará com prova objetiva e teste de aptidão física.
Serão 400 vagas para Agente Comunitário de Saúde, cargo que tem atuação mais voltada ao contato direto com famílias e acompanhamento contínuo da comunidade. O agente trabalha como elo entre a comunidade e as unidades de saúde, realizando visitas domiciliares e ações de promoção à saúde. Segundo a prefeitura, para executar a função, há a exigência de residir na comunidade correspondente ao território onde está o Centro de Saúde ao qual concorre à vaga.
Já o cargo de Agente de Combate a Endemias tem 100 vagas, e trabalha com ações de fiscalização, prevenção e combate a doenças transmissíveis, como dengue e chikungunya. Ainda, desenvolve ações de prevenção e controle de doenças, zoonoses e outras endemias.
Continua depois da publicidade
De acordo com a prefeitura, o processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da administração municipal.
Como será a prova?
A prova deve ocorrer no dia 26 de abril e terá duração de quatro horas, com 40 questões sobre:
- Língua portuguesa (10 questões)
- Noções de informática (5 questões)
- Higiene e segurança no trabalho (5 questões)
- Conhecimentos específicos do cargo (20 questões)
O valor da taxa de inscrição é R$ 120, para os dois cargos. Contudo, o edital prevê a isenção total da taxa de inscrição para candidatos que atendam aos critérios legais e apresentem a documentação exigida dentro do prazo. Quem tem direito ao benefício:
Continua depois da publicidade
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos;
- Doadores regulares de sangue;
- Doadores de medula óssea;
- Cidadãos que atuaram como mesários ou colaboradores da Justiça Eleitoral.
A solicitação da isenção deve ser feita exclusivamente pela internet, entre os dias 15 e 21 de janeiro, com o envio dos documentos comprobatórios em formato digital.

