nsc

    Exames

    Florianópolis abre quarto centro de testagem exclusivo para covid-19

    Nova unidade fica na região central; apenas pacientes encaminhados pelo município são atendidos nos locais

    08/09/2020 - 11h54 - Atualizada em: 08/09/2020 - 12h13

    Compartilhe

    Leandro
    Por Leandro Lessa
    Teste RT-PCR
    Teste RT-PCR
    (Foto: )

    O quarto centro exclusivo para testagem de covid-19 foi aberto em Florianópolis nesta terça-feira (8). A unidade fica no Neim Almirante Lucas Alexandre Boiteux, na Avenida Mauro Ramos. Até o momento, segundo informações do município, foram testadas desde o início da pandemia cerca de 70 mil pessoas para verificar a infecção por coronavírus

    > Veja o mapa de evolução do vírus em Santa Catarina

    Além desse ponto no Centro, a Capital possui outros três centros. Um deles fica na sede do Laboratório Municipal (Lamuf), na parte continental. No Norte da Ilha, a unidade está na EBM Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras. Já no Sul, o atendimento é no Neim Campeche. Esses quatro locais funcionam entre 9h e 16h.  

    - Estendemos que há pacientes que não conseguiam se locomover para o continente, para o Norte ou ao Sul da Ilha. Então, a abertura de centros de testagem vêm para que consigamos ampliar nossa capacidade de coleta e diagnóstico, independente da localidade - declarou a coordenadora do Lamuf, Priscila Valverde, para o Direto da Redação.  

    Os exames nestes pontos são o RT-PCR (coleta com cotonete) e testes sorológicos. Porém, apenas pacientes notificados por equipes de saúde do município são encaminhados a esses centros, através de agendamento - as pessoas que aparecerem de forma espontânea não serão atendidas. 

    Já as unidades de saúde municipais em Florianópolis aplicam os testes rápidos. 

    Ouça a entrevista para a CBN Diário:

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas