A prefeitura de Florianópolis iniciou a implantação de um sistema de vigilância digital que promete ampliar o videomonitoramento urbano na capital. A nova central, inaugurada na base da Guarda Municipal, será responsável por espelhar todas as imagens captadas pelas mais de 700 câmeras já instaladas em vias públicas, praças e acessos à Ilha.
Continua depois da publicidade
De acordo com o município, o sistema é operado por um software de inteligência artificial capaz de gerar alertas automáticos para agentes da GMF, facilitando a identificação de suspeitos e a resposta rápida em situações de risco. A medida integra o plano da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública para reforçar a vigilância em áreas estratégicas da cidade, utilizando tecnologias como reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.
O sistema também faz o cruzamento de dados com a Polícia Civil, permitindo a identificação de foragidos da Justiça e veículos com restrições.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, o espelhamento das imagens está em fase final de integração. A previsão é que o sistema esteja operando plenamente até o fim de novembro.
Veja vídeo divulgado por Topázio Neto sobre a medida
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
Locais monitorados pela medida
Um dos pontos com reforço especial é o viaduto da Chico Mendes, na divisa com São José, onde o monitoramento foi ampliado nos últimos meses. Entre os locais monitorados, também estão as três pontes que ligam o continente à Ilha, além de avenidas como Gustavo Richard, Mauro Ramos e Avenida da Saudade.
Totens com câmeras de tecnologia PTZ, que permitem movimentação e zoom remoto, foram instalados em praças e calçadões, incluindo pontos turísticos como Canasvieiras e Ingleses, no Norte da Ilha.
A vice-prefeita e secretária de Segurança, Maryanne Mattos, afirma que o projeto representa uma “muralha digital” para proteger a cidade.
— Estamos investindo em tecnologia de ponta para apertar o cerco contra criminosos e garantir que Florianópolis continue sendo a capital mais segura do Brasil — afirma Maryanne.
Continua depois da publicidade

