Bares e restaurantes de Florianópolis estão autorizados a ficar abertos até a madrugada. As novas regras para os estabelecimentos foram definidas em decreto da Prefeitura da Capital, publicado nesta quinta-feira (24).
Continua depois da publicidade
> Veja quais são os bairros de Florianópolis com mais casos ativos de Covid-19
Com o novo regramento, os estabelecimentos poderão funcionar até as 2h. Na noite de Réveillon, na próxima quinta-feira (31), o horário poderá ser estendido até as 4h. O documento integra as medidas de enfretamento contra a pandemia de coronavírus. As regras já estão em vigor.
O texto do decreto considera “a ratificação das normas estaduais no município de Florianópolis e a ausência de regulamentação estadual específica quanto ao horário de funcionamento de bares e restaurantes” para estabelecer o novo regramento.
Nesta quinta (24), o governo de Santa Catarina informou que as regras para horário de funcionamento de estabelecimentos como bares e restaurantes para o período de Natal e Réveillon é uma atribuição dos entes municipais, e recomendou que os municípios estabelecessem normas a respeito.
Continua depois da publicidade
> Justiça nega recurso do governo sobre flexibilizações de medidas contra Covid-19 em SC
O decreto da Prefeitura de Florianópolis estabelece que restaurantes, food parks, lanchonetes, cafeterias, pizzarias, bares, adegas e atividades correlatas da Capital a partir de agora têm autorização para permanecerem abertos, com atendimento ao público, todos os dias da semana.
Normas e horários
Os locais que funcionam tanto em ambientes internos e externos deverão respeitar as seguintes normas:
– Atendimento integral das normas estaduais vigentes
– Entrada do último cliente poderá acontecer até a 1h
– Encerramento das atividades às 2h
– Garantir o distanciamento mínimo de 1,5m entre mesas
– Limitar capacidade de atendimento ao número de pessoas sentadas
O decreto também autoriza as apresentações culturais, como música ao vivo, dentro destes ambientes, desde que o número de artistas por apresentação seja limitado a, no máximo, três pessoas, e que o ambiente seja ventilado. Apresentações musicais em ambientes totalmente fechados continuam proibidas.
O documento estabelece ainda que é obrigatório o uso de máscaras individuais de proteção entre atendentes e clientes. A utilização é dispensada somente durante o consumo. Em caso de descumprimento, local e cliente poderão ser multados.
Continua depois da publicidade
Noite de Ano Novo
O decreto também traz regramento específico para a noite de quinta-feira (31) e a madrugada de sexta-feira (1º), no Ano Novo. Na data, os estabelecimentos ficam autorizados a permitir a entrada do último cliente até as 3h, e e poderão encerrar as atividades às 4h.
> SC libera praias com uso obrigatório de máscara; veja as regras
Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, na quinta-feira (24), Florianópolis aparece na segunda colocação tanto em números de casos como de mortes por coronavírus em Santa Catarina. Foram confirmados até agora 40.709 infectados e 304 óbitos. A Grande Florianópolis possui uma taxa de ocupação de leitos de 74,1%.