A Prefeitura de Florianópolis abriu uma Consulta Pública para discutir o acesso à orla marítima e lagunar nos bairros Centro, Agronômica, José Mendes, Saco dos Limões, Estreito e Coqueiros, região classificada como Setor 1. A população tem do dia 26 de maio até o dia 9 de junho para enviar sugestões sobre quais acessos devem ser abertos, preservados ou readequados, com o objetivo de restabelecer a conexão entre a cidade e o mar.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SMPHDU) e faz parte de uma política urbana mais inclusiva e sustentável. Para participar, basta acessar o formulário online no endereço: bit.ly/consultasetor1.
Reconquistar a orla como espaço público
Segundo a SMPHDU, a Consulta tem papel essencial para reverter os impactos negativos da urbanização desordenada, que com o desenvolvimento urbano, as construções bloquearam tanto o acesso quanto a vista para o mar. É notória a ansiedade da população por restabelecer essa conexão com a orla. Por isso, a consulta é um passo importante para democratizar esse espaço e proteger o meio ambiente.
Florianópolis possui mais de 230 quilômetros de orla marítima e lagunar, um dos maiores patrimônios naturais da cidade. No entanto, muitos trechos hoje estão inacessíveis ou degradados. O levantamento abrange desde a foz do rio Tavares até a foz do rio Itacorubi, e na parte continental, entre os bairros Estreito e Coqueiros.
Plano Diretor prevê livre circulação e ecoturismo
A ação está embasada em diretrizes do Plano Diretor Municipal, que determina a recuperação de áreas costeiras, a eliminação de barreiras físicas ao público e a criação de trajetos voltados ao lazer, turismo e ecoturismo.
Continua depois da publicidade
Planejamento e execução com base técnica
As decisões sobre os acessos contam com o respaldo de um Comitê Técnico Multidisciplinar, que já atuou na região do Ribeirão da Ilha (Setor 7) e agora concentra esforços no Setor 1. O plano de ação está estruturado em três etapas: Planejamento das ações; Elaboração de projetos e propostas de acessos; e Verificação técnica, execução e cronograma.
O relatório técnico com o diagnóstico do Setor 1 pode ser acessado no link: bit.ly/relatoriosetor1.
Acesso democrático a todos
A Consulta Pública representa uma oportunidade concreta de exercer cidadania, colaborando diretamente na redefinição dos espaços urbanos e na preservação ambiental.
Ao promover o debate sobre a orla, a Prefeitura busca garantir que esse bem público cumpra sua função social, permitindo que todas as pessoas, independentemente de onde vivem, possam usufruir da paisagem, praticar atividades ao ar livre e circular livremente pelos caminhos que levam ao mar.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis na plataforma da Rede de Planejamento da Prefeitura: redeplanejamento.pmf.sc.gov.br
Continua depois da publicidade
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, neste portal NSC Total.