Florianópolis é a capital com o maior percentual de lares com casais do mesmo sexo no Brasil. A informação é baseada em dados do Censo 2022 divulgados este mês e foi publicada nesta sexta-feira (29) pelo jornal Folha de S.Paulo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo a publicação, Florianópolis tem cerca de 2.840 domicílios ocupados por casais com pessoas do mesmo sexo, seja masculino ou feminino. O número representa uma proporção de 1,29% do total de mais de 200 mil domicílios do município, segundo o Censo.

Em todo o país, a proporção de lares ocupados por pessoas que têm o cônjuge do mesmo sexto é de 0,5%. Outros 57,5% têm casais com pessoas de sexo diferente. Por fim, 42% das casas têm moradores que não são casados.

Conforme a Folha, o levantamento do IBGE considera dados de residências permanentemente ocupadas e define “sexo” somente como masculino ou feminino, de acordo com o indicado no nascimento, sem levar em conta eventual identidade de gênero da pessoa entrevistada. Namoros ou uniões estáveis também não são consideradas, o que segundo especialistas pode representar subnotificação nos dados repassados pela população aos recenseadores.

Continua depois da publicidade

Ranking dos casais homoafetivos

Fortaleza, no Ceará, ocupa o segundo lugar do ranking logo atrás de Florianópolis, com 1,1% dos domicílios ocupados por casais de pessoas do mesmo sexo. João Pessoa, capital da Paraíba, fecha o top 3.

Em números absolutos, São Paulo tem o maior número total de lares com casais do mesmo sexo, com 39 mil domicílios nesta condição. É de São Paulo também a liderança quando são analisados os bairros ou distritos das capitais com mais casais deste perfil. O bairro República, no Centro de São Paulo, tem 4% dos domicílios ocupados por cônjuges do mesmo sexo.

Santa Catarina, no entanto, tem destaque também entre os bairros. A localidade de Recanto dos Açores, em Florianópolis, é o segundo bairro com a maior proporção, com 3,9% dos domicílios ocupados por casais do mesmo sexo.

Em 380 cidades brasileiras, nenhum casal do mesmo sexo foi identificado no levantamento do IBGE.

Leia também

SC lidera crescimento do turismo no terceiro trimestre, apura estudo da Facisc

Acidente que matou jovem grávida em Blumenau foi registrado por câmera de segurança

Homenagens na Arena Condá marcam os oito anos do acidente com o time da Chapecoense

Destaques do NSC Total