Dois municípios de Santa Catarina estão no top 3 das melhores cidades para empreender no Brasil. O ranking do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) foi divulgado nesta segunda-feira e traz Florianópolis como a segunda colocada e Joinville como a terceira entre os melhores ambientes para a criação de empresas. São Paulo lidera a lista.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Florianópolis já havia obtido essa mesma colocação no levantamento do ano passado. Já Joinville, que este ano chegou à terceira posição, ganhou seis colocações em relação ao último ranking, em que a maior cidade do Estado aparecia em nono lugar.

Brasília e Niterói (RJ) completam a relação das cinco principais cidades para o empreendedorismo. Entre as 100 primeiras do ranking aparece ainda mais uma cidade catarinense: Blumenau, na 13ª posição. No ano passado, a cidade do Vale do Itajaí estava na 10ª colocação.

O levantamento

O levantamento considera sete quesitos: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Continua depois da publicidade

O ranking visa auxiliar gestores públicos e organizações a avaliar os impactos do empreendedorismo e das medidas de incentivo na economia local.

Na prática, o índice considera fatores como tempo gasto para abertura de empresas e o tamanho da burocracia envolvida na operação dos negócios.

O ranking é elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com apoio da Endeavor, rede internacional que oferece apoio a empreendedores.

Confira o top 10 do ICE 2023

Pos. – Cidade – ICE 2023

1º – São Paulo (SP) – 8.67

2º – Florianópolis (SC) – 8.41

3º – Joinville (SC) – 7.99

4º – Brasília (DF) – 7.96

5º – Niterói (RJ) – 7.83

6º – Boa Vista (RR) – 7.78

7º – Curitiba (PR) – 7.78

8º – Rio de Janeiro (RJ) – 7.73

9º – Macapá (AP) – 7.49

10º – Goiânia (GO) – 7.39

Leia também

O que é o Banco dos Brics, que será presidido por Dilma Rousseff até 2025

A cidade de SC que registra o “boom” da construção civil

Produção de alho em SC supera as últimas oito safras, mas preço segue em baixa

Destaques do NSC Total