nsc

    Pandemia

    Florianópolis é penúltima no Ranking de Transparência de Contratações; veja a lista

    Santa Catarina fica em 8º entre os estados. Levantamento foi publicado pela organização não-governamental Transparência Internacional Brasil

    21/05/2020 - 12h24 - Atualizada em: 21/05/2020 - 15h56

    Compartilhe

    Kadu
    Por Kadu Reis
    Florianópolis ocupa a penúltima posição entre as capitais no ranking
    Florianópolis ocupa a penúltima posição entre as capitais no ranking
    (Foto: )

    A organização não-governamental Transparência Internacional Brasil publicou nesta quinta-feira (21) o Ranking de Transparência de Contratações Emergenciais. O levantamento feito por conta da pandemia de coronavírus reúne dados de todos os estados, bem como o Distrito Federal, além de todas as capitais brasileiras. Florianópolis apareceu no penúltimo lugar entre as cidades avaliadas, enquanto Santa Catarina ocupa a oitava posição entre os estados.

    O ranking separa estados e municípios conforme a pontuação obtida no levantamento dos dados de transparência nas contratações durante a pandemia. São considerados ótimos aqueles que atingem 80 a 100 pontos, bons de 60 a 79, regulares 40 a 59, ruins 20 a 39 e péssimos 0 a 19. Santa Catarina somou 67 pontos, enquanto Florianópolis obteve 21,5.

    — Nós avaliamos os estados em relação à transparência dos dados das contratações emergenciais em algumas dimensões. A primeira das informações exigidas legalmente pela Lei Federal 13.979, de 2020. Depois as informações desejáveis, avaliação se os dados são abertos, legislação específica, um portal voltado a isso. E também como se dava o encaminhamento de questões para ouvidoria e pedidos de acesso à informação — afirma Vinícius Reis, pesquisador da Transparência Internacional Brasil.

    Ouça a entrevista com Vinícius Reis:

    O pesquisador afirma que o ranking não avalia pontualmente os casos de denúncias e escândalos, como a compra de respiradores pelo Governo de Santa Catarina. O foco do índice, conforme Vinícius Reis, está na disponibilização dos dados para o controle dos cidadãos. Neste sentido, o Governo do Estado, que publica as informações no seu portal de transparência, foi bem avaliado.

    SC aparece no oitavo lugar entre os estados
    SC aparece no oitavo lugar entre os estados
    (Foto: )

    Em relação à 25ª colocação no ranking, a prefeitura de Florianópolis informa que conseguiu apenas recentemente publicar os dados de forma organizada. As informações sobre as contratações emergenciais durante a pandemia estão disponíveis nesta página do site oficial da municipalidade. Vinícius Reis, pesquisador da Transparência Internacional Brasil, admite que a pesquisa pode ter sido feita antes da atualização dos dados da Capital.

    — A pesquisa foi feita entre 12 e 19 de maio. Até aquele momento, Florianópolis não tinha essas informações disponíveis em um portal. Nós identificamos que as informações essenciais não eram atendidas pelo município naquele momento. Este ranking também é uma oportunidade para que municípios e estados percebam o que não estão fazendo e possam melhorar seus resultados. Se a prefeitura de Florianópolis já criou um novo portal e disponibiliza as informações, significa que o trabalho foi bem recebido — afirma.

    A Transparência Internacional Brasil irá publicar em junho um novo Ranking de Transparência de Contratações Emergenciais. No levantamento de maio, o Espírito Santo obteve a maior pontuação absoluta e o primeiro lugar entre os estados, com 97,4 pontos de 100 possíveis. A liderança entre as capitais ficou com João Pessoa, da Paraíba, com 88,6 pontos.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política e Economia

    Colunistas