Florianópolis é o município que mais vacinou pessoas contra a gripe, em Santa Catarina. Até o dia 16 de maio, 95.013 doses haviam sido aplicadas, com uma cobertura vacinal de 31,16%, segundo o relatório do Ministério da Saúde. Os números são encaminhados diretamente pelo município e podem sofrer variações, em razão do envio contínuo de dados.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Logo atrás de Florianópolis, Joinville é o segundo município que mais vacinou, seguido por Blumenau, Criciúma, São José e Itajaí. No final do ranking, com um ou zero pessoas vacinadas, aparecem Apiúna (1), Balneário Barra do Sul (0), Cordilheira Alta (1) e Pinheiro Preto (0).

Ranking dos 10 municípios com mais aplicações da vacina

Em todo o Estado, 2.033.845 de pessoas já tomaram a vacina. Segundo a Secretaria do Estado de Saúde, mesmo com os números altos, a imunização do público-alvo ainda é baixa, sendo 30,56% da cobertura vacinal.

Continua depois da publicidade

Entretanto, Santa Catarina ocupa a terceira posição no ranking nacional de vacinação contra a influenza e está acima da média nacional. A média nacional é de apenas 22,28%. O estado catarinense fica atrás do Mato Grosso do Sul (29,89%) e do Paraná (28,08%).

Os estados com o pior índice da vacinação no país são Rio de Janeiro (12,51%), Maranhão (13, 68%) e Mato Grosso (17,31%).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reafirma que a vacina segue disponível para todos os públicos na rede pública de saúde.

— É importante reforçar que a vacina continua disponível em todo o estado de Santa Catarina. É fundamental que principalmente o público-alvo, que são os idosos e as crianças possam se vacinar, pois é geralmente este público que continua internando nos nossos hospitais. A vacina está aberta para toda a população e contamos com a participação e colaboração de todos os catarinenses — destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. 

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Após caso de gripe aviária no RS, SC intensifica ações de fiscalização e inspeção sanitária

Ex-oficial do Pentágono revela que Brasil silenciou investigações de OVNIs feitas pela FAB