nsc

Pandemia

Florianópolis prepara local no Norte da Ilha para aplicar vacina da Pfizer

Vacina não pode ser oferecida em drive-thru pois exige refrigeradores ultrapotentes

21/04/2021 - 11h39 - Atualizada em: 21/04/2021 - 11h41

Compartilhe

Juliana
Por Juliana Gomes
Vacinas devem chegar à capital até 3 de maio
Vacinas devem chegar à capital até 3 de maio
(Foto: )

A aplicação das doses da farmacêutica Pfizer contra a Covid-19 em Florianópolis não ocorrerá em drive-thru, já que a vacina precisa ser armazenada em ultrafreezers a -70°C. Para aplicação do imunizantte, o Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no Norte da Ilha, será um ponto fixo de vacinação, segundo o secretário de saúde Carlos Alberto Justo da Silva. As doses devem chegar à capital até 3 de maio

- Essas vacinas não vêm preparadas com diluentes, o diluente é guardado a -70°C. Então, há toda uma estratégia para se vacinar, a própria seringa é diferente, é só de 1 ml, como aquelas de insulina, porque as doses são diferentes - explicou o secretário em entrevista ao Notícia na Manhã desta quarta-feira (21).

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

O imunizante será aplicado também em pontos fixos instalados na UFSC, no antigo aeroporto e no Floripa Shopping, segundo Justo da Silva. Para armazenar as vacinas, a capital vai contar com quatro ultrafreezers, disponibilizados pela UFSC. A expectativa da prefeitura é que o ponto de vacinação do Centro de Eventos do Norte da Ilha esteja pronto em até uma semana.

O Brasil deve receber 1 milhão de doses da Pfizer até o fim de abril, mas o governo federal ainda não divulgou o tamanho das caixas de armazenamento das vacinas, conforme Silva.

- A gente ainda não consegue calcular quantas vacinas pode guardar nesses refrigeradores, mas seguramente, poderemos armazenar uma quantidade expressiva - explicou o secretário.

Ouça entrevista

Leia mais

> Cai proporção de idosos mortos por Covid-19 em SC após início da vacinação

> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

Colunistas