No sábado, 18 de outubro, Florianópolis promoveu o Dia D da Multivacinação, com o objetivo de colocar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. Ao todo, 36 centros de saúde abriram, além da van da Vacinação, do Espaço Imuniza Floripa (na Policlínica da Mulher e da Criança) e da sala de vacinas do Sesc Prainha.
Continua depois da publicidade
A ação integra a campanha nacional de multivacinação e busca reforçar a imunização contra o sarampo, além de atualizar o esquema vacinal com as doses disponíveis no calendário do Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde assegura que as vacinas são seguras, eficazes e estão disponíveis gratuitamente em toda a rede. O objetivo do Dia D é garantir que ninguém fique desprotegido contra doenças evitáveis e reforçar a imunização coletiva antes da temporada de verão.
Vacinas disponíveis e público-alvo
Entre as vacinas disponíveis estão as que protegem contra BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Febre Amarela, Tríplice e Tetra Viral, DTP, Varicela e Hepatite A, conforme a faixa etária.
Para adolescentes, o foco foi reforçar a imunização contra a dengue, Hepatite B, Febre Amarela, Difteria e Tétano adulto (dT) e Meningocócica ACWY. A campanha também amplia o alcance da vacinação contra o HPV, disponível para jovens de 9 a 19 anos, com aplicação das doses até dezembro.
Continua depois da publicidade
Além do público infantil e adolescente, todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos que ainda não receberam a tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — puderam se vacinar.
Para a imunização, foi necessário apresentar documento com foto e, no caso de menores, estar acompanhado de um responsável. Pais e responsáveis também puderam verificar a situação vacinal por meio da Caderneta Digital de Saúde, disponível no aplicativo Meu SUS Digital.
Prevenção e cuidado feminino
O Dia D da Multivacinação também se une às ações do Outubro Rosa, fortalecendo a integração entre imunização e saúde feminina. A maioria dos centros de saúde participantes oferecerá serviços voltados às mulheres, como inserção de DIU, exame de Papanicolau, consultas de enfermagem e orientações preventivas.
Na Policlínica da Mulher e da Criança, a programação do Outubro Rosa segue intensa durante o mês, unindo autocuidado, acolhimento e informação.
Continua depois da publicidade
Ações especiais no sábado e encerramento do mês
Durante o Dia D (18/10), além da atualização das cadernetas vacinais, a Policlínica da Mulher e da Criança ofereceram coletas de preventivos, exame clínico das mamas, testagem rápida para ISTs, curso de automaquiagem, além de brinquedos infláveis e apresentações do Grupo de Teatro da UFSC, em uma ação voltada para toda a família.
Encerrando as atividades do mês, o Seminário Alusivo ao Mês de Combate ao Câncer de Mama será realizado na quarta-feira (29), no Auditório Aldo Becker, na sede da Prefeitura, com sessões às 8h e 14h. O evento reunirá especialistas em oncologia, saúde pública e acolhimento emocional, abordando temas como rastreamento, terapias, fatores de risco e prevenção.
As informações sobre inscrições estarão disponíveis a partir do dia 22 de outubro no perfil @policlinicadamulheredacrianca.
Serviço
- O que: Dia D da Multivacinação + Outubro Rosa
- Quando: Sábado, 18 de outubro
- Horário: 8h às 17h
Pontos de vacinação:
- Centro: CS Agronômica, CS Centro, CS Córrego Grande, CS Itacorubi, CS João Paulo, CS Monte Serrat, CS Pantanal, CS Saco Grande, CS Saco dos Limões e CS Trindade. Espaço Imuniza Floripa: Rua Esteves Júnior, 89 – Centro. Sala de vacinas Sesc Prainha: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro.
- Continente: CS Abraão, CS Balneário, CS Capoeiras, CS Coloninha, CS Coqueiros, CS Estreito, CS Jardim Atlântico, CS Monte Cristo, CS Novo Continente, CS Sapé e CS Vila Aparecida.
- Norte: CS Canasvieiras, CS Capivari, CS Rio Vermelho e CS Santo Antônio de Lisboa. Van da Vacinação: Pátio do Centro de Saúde Ingleses.
- Sul: CS Alto Ribeirão, CS Armação, CS Caieira da Barra do Sul, CS Campeche, CS Carianos, CS Costeira do Pirajubaé, CS Lagoa da Conceição, CS Morro das Pedras, CS Pântano do Sul, CS Rio Tavares e CS Tapera.
Continua depois da publicidade
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.
Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00.
