Após um ano de muita preocupação sobre a possibilidade de contágio da Covid-19, Florianópolis possui neste final de ano um risco moderado para a doença, o considerado mais baixo no Covidômetro. A cidade dos manezinhos é a capital com maior eficiência em vacinação no país (cerca de 85% da população total com esquema completo); e agora os moradores e estabelecimentos comerciais e turísticos estão de portas abertas para receber turistas vacinados, mantendo a economia da cidade, mas com segurança.
Continua depois da publicidade
> Fundação Somar promove natal solidário em Florianópolis
É a oportunidade para retomar o rendimento de setores que foram mais afetados pela pandemia, como eventos, gastronomia, hotelaria, cultura e lazer. Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostram que a capital já retomou o número de vagas formais de trabalho perdidas em 2020. Segundo a prefeitura, a tendência é melhorar os indicadores ainda mais com a chegada da temporada. Dados da superintendência do turismo apontam que, para a última semana do ano e para a primeira quinzena de janeiro, a expectativa é chegar a mais de 90% de ocupação na rede hoteleira.
> Florianópolis se prepara para a temporada de verão
As perspectivas para a temporada são promissoras: depois de um longo período de baixa movimentação, a temporada terá maior malha aérea da história da cidade, com dezenas de novos voos diretos ligando Florianópolis com: Recife, Salvador, Goiânia, Cuiabá, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Curitiba, Porto Alegre, Santa Maria, além de diversos voos internacionais, também diretos, como Chile e Argentina e um incremento nos voos para São Paulo e Rio.
Continua depois da publicidade
Na preparação para a temporada, o município vai contar com algumas melhorias na infraestrutura, principalmente nos balneários, com a instalação de mais chuveiros, banheiros, quiosques e equipamentos de acessibilidade. Também devem ser ampliadas linhas de ônibus e a criação de linhas saindo do aeroporto para diversas regiões da cidade, principalmente as que possuem mais hotéis.
Preparação para o Natal
Pensando na importância da retomada econômica para o município, a prefeitura realiza um calendário especial de natal, além da decoração da principal avenida da cidade, a Beira-mar, para que fique mais atraente a quem tem como destino a ilha com 42 praias de tirar o fôlego dos desavisados
A cidade vai receber iluminação especial, elementos decorativos, casa do Papai Noel, presépio em tamanho real, além de apresentações artísticas teatrais. O Desfile de Natal, nos dias 16 e 17 de dezembro, na Praça XV de Novembro, a partir das 20h30, deve reunir centenas de pessoas com a presença da Banda do Papai Noel e outras atrações.
No dia 19 de dezembro, a partir das 19h, a Ponte Hercílio Luz também será palco do Desfile de Natal, com show, carros cenográficos e diversas alas coreografadas com figuras natalinas iluminadas, como: anjos, reis magos e brinquedos representativos com mais de 250 integrantes.
O Natal da Virada 2021 vai levar a tradição natalina também aos bairros de Florianópolis. De 03 a 18 de dezembro, a partir das 19h30, a Caravana do Papai Noel passará por 14 regiões, com apresentações de escolas locais, corais e outras manifestações culturais.
Continua depois da publicidade
Atividades com segurança sanitária
Se a situação da capital catarinense está mais confortável hoje, agora não é a hora de descuidar. Os moradores batalharam muito para cumprir as regras sanitárias, tiveram que enfrentar o fechamento de atividades, a distância dos entes queridos, o trabalho dentro de casa sem poder ter contato com os colegas. Não há a possibilidade de retrocessos – ou pelo menos ninguém quer que isso aconteça. Por isso, o entorno da Praça XV de Novembro será cercado para o controle e exigência do passaporte da vacinação – medida que é prevista em Florianópolis para todos os locais fechados ou eventos com maior número de pessoas. Para acessarem este local, os interessados devem obrigatoriamente apresentar o comprovante da vacinação. Serão duas entradas, uma na Rua Arcipreste Paiva e a outra, na Rua Padre Miguelinho.
