Neste final de semana (16 e 17), a praia da Joaquina, em Florianópolis, é palco de mais uma etapa do Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ 2022. Atletas catarinenses amadores e profissionais vão pra disputa em 9 categorias, incluindo o surf adaptado para pessoas com algum tipo de deficiência.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O grande destaque fica por conta da participação dos atletas Mateus Herdy e Lucas Silveira, que disputam o Challenger Series da Liga Mundial de Surf (WSL). Os dois confirmaram presença nesta sexta-feira (15).  Herdy, inclusive, chega como favorito, especialmente depois de ter alcançado as quartas de final do Ballito Pro, disputado na África do Sul, no último final de semana.

Essa é a segunda etapa do circuito promovido pela Associação de Surf da Joaquina (ASJ). A primeira, realizada em março, teve altas ondas. Na principal categoria, quem levou a melhor foi o argentino Nacho Gundensen.

Depois dessa segunda parada, ainda haverá uma terceira etapa, prevista para o mês de setembro. Aí será formado o ranking final, que vai classificar os quatro melhores surfistas de cada categoria para o Challenger ASJ, um um evento programado pra acontecer entre o final de outubro e o início de novembro. É nele que serão definidos os campeões de todas as categorias da ASJ em 2022.

Continua depois da publicidade

Além das disputas tradicionais, essa 2ª etapa do Circuito ASJ terá a bateria especial Amigos do Tonon, uma homenagem ao surfista local Marcelo Tonon, que faleu em junho do ano passado após uma sessão de surf. E nas areias, haverá um espaço de recreação pra criançada e um ponto de arrecadação de alimentos e agasalhos para doação.

A previsão do tempo indica que a chuva em Florianópolis vai dar uma folga, com chance de sol entre nuvens. No mar, previsão de boas ondas no sábado, com séries de até um metro e vento “laterral”. No domingo, o swell segue firme, mas o vento vira pro quadrante Sul e pode deixar as ondas mexidas.

Leia também

Surfista catarinense Yago Dora avança no circuito mundial e segue em busca do título

Ícone do motociclismo de SC se acidentou em curva com óleo e cercada de pedra na BR-282

Maior corrida de rua de SC bate recorde de competidores com 13 mil inscritos

Destaques do NSC Total