Até abril deste ano, Florianópolis registrou oito homicídios, uma queda acentuada de 46,6% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 15 crimes desse tipo. Os dados foram divulgados pela Secretaria do Estado de Segurança Pública (SSP/SC) e envolvem também aqueles enquadrados como feminicídio. Para a Polícia Civil, o motivo da queda é o trabalho de prevenção feito pelas forças de segurança.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os números dizem respeito ao período de janeiro a abril, dos anos de 2024 e 2025. O mês em que mais foram registrados casos até o momento, em 2025, foi janeiro, com três homicídios. Os assassinatos foram registrados nos seguintes dias:
- 4 de janeiro – 1 caso;
- 6 de janeiro – 1 caso.
- 13 de janeiro – 1 caso;
- 10 de fevereiro – 2 casos;
- 20 de março – 1 caso;
- 29 de março – 1 caso;
- 12 de abril – 1 caso.
Um dos oito homicídios registrados foi o assassinato de um homem conhecido como “Betinho” ou “Anão da Solidão”, que foi morto durante um confronto com a Polícia Militar no dia 4 de janeiro no Sul de Florianópolis. Ele tinha 48 anos e foi atingido por um tiro após tentar atacar os policiais com uma faca.
Continua depois da publicidade
Betinho estava no bairro Pântano do Sul, em surto e com uma faca, ameaçando outras pessoas, segundo a PM. O homem teria ainda tentando esfaquear os agentes e acabou sendo baleado. Ele morreu ainda no local. Ele tinha passagens por ameaça, lesão corporal, desacordo comercial, invasão de propriedade, calúnia, dano, furto, dirigir sob efeito de álcool ou drogas, desacato, resistência e desobediência.
Já outro caso que chocou a Ilha foi a morte de um jovem de 19 anos no dia 20 de março, enquanto ele estava em uma pista de skate na Costeira do Pirajubaé. Ele levou uma facada no peito de outro homem enquanto estava com uma mulher, que teria tido um suposto relacionamento com o autor do crime.
Em depoimento, ela disse apenas que o conhecia por ser filho de uma amiga. As investigações continuam na Delegacia de Homicídios da Capital.
Grande Florianópolis também tem queda nos indicadores
Nos 22 municípios que compõem a região da Grande Florianópolis também houve uma redução de 15% no número de ocorrências entre janeiro e abril deste ano ao comparar com o mesmo período de 2024. Foram 27 homicídios e feminicídios até o momento, enquanto no ano anterior foram 32 registros.
Continua depois da publicidade
Confira os casos por município
- Águas Mornas – um caso, no dia 5 de janeiro;
- Antônio Carlos – um caso, no dia 19 de abril;
- Biguaçu – cinco casos, sendo dois em fevereiro (21 e 23) e três no dia 26 de abril;
- Canelinha – um caso de feminicídio, no dia 11 de março;
- Governador Celso Ramos – um caso, no dia 8 de abril;
- Nova Trento – um caso, no dia 31 de janeiro;
- Palhoça – dois casos, sendo um feminicídio no dia 1° de janeiro e um homicídio no dia 6 de fevereiro;
- São João Batista – dois casos, sendo um no dia 21 de janeiro e outro no dia 8 de fevereiro;
- São José – três casos, sendo um no dia 20 de janeiro, um no dia 26 de janeiro e outro no dia 27 de fevereiro;
- Tijucas – dois casos: um no dia 25 de janeiro e um no dia 21 de março;
- Florianópolis – oito casos.
Resolutividade em Florianópolis
O delegado regional de Florianópolis, Pedro Mendes, atribui a redução de homicídios ao trabalho preventivo da Polícia Militar, “feito de forma excepcional, atendendo a maioria dos chamados ou quase todos que são feitos”.
Para ele, o investimento feito na Polícia Civil, em especial na Delegacia de Homicídios, coordenada pelo delegado Ênio Matos, com uma “quantidade boa de agentes de polícia”, também é um dos fatores que impulsionaram a queda de homicídios na capital catarinense.
— Em relação à Delegacia de Homicídios, eu posso dizer que a gente tem mais de 80% de resolução dos homicídios ocorridos aqui em Florianópolis, e o mesmo acontece também em São José e Palhoça. […] Vemos que os investimentos feitos pelo atual governo demonstram esse resultado positivo — aponta.
Continua depois da publicidade
Leia também
Homem invade casa durante a madrugada e tenta matar mulher com facadas no Sul de SC
Homem esfaqueia companheira em ponto de ônibus e é preso em Jaraguá do Sul