Para garantir espaço aos foliões nas ruas de Florianópolis, a prefeitura divulgou, nesta segunda-feira (13), as alterações no trânsito durante as principais festas de Carnaval. Serão cinco dias com mudanças no tráfego, principalmente na região central da cidade. Os desvios e bloqueios começam na quinta (16), com o bloco “Enterro da Tristeza”, e passarão por manutenção até a próxima segunda (20).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

As mudanças no trânsito serão executadas pela Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar (PM), que também devem orientar os motoristas sobre as novas rotas durante o período de festas.

Segundo a prefeitura de Florianópolis, o tráfego de veículos passará por alterações específicas em cada dia, a depender dos focos de concentração do público e do tamanho da multidão. A previsão é que o entorno da Praça XV fique lotado na maioria dos dias de Carnaval.

Furtos de celulares no pré-Carnaval de Florianópolis geram insegurança e acendem alerta

Continua depois da publicidade

Veja as mudanças no trânsito em cada dia:

Quinta-feira, 16 de fevereiro – Enterro da Tristeza

O bloco “Enterro da Tristeza” terá concentração a partir das 12h na Avenida Hercílio Luz, e saída marcada para 19h30 em direção à Praça Fernando Machado. Haverá o fechamento da Hercílio Luz, no encontro com a Av. Mauro Ramos, quando o bloco iniciar o deslocamento. Assim que a Hercílio Luz começar a ser liberada gradativamente, o trânsito será direcionado para a Rua Emílio Blum em um primeiro momento.

Se for necessário bloquear por completo a Hercílio Luz, caso o público lote o local, o trânsito será desviado para a Rua Anita Garibaldi. Assim que o bloco estiver perto da Praça XV, o trânsito será desviado para a Rua Vidal Ramos. Veja mudanças no trânsito no mapa abaixo:

Orientações para os motoristas na quinta-feira de Carnaval (Imagem: Divulgação/PMF)

Todos os acessos à Praça XV de Novembro serão bloqueados quando os foliões estiverem em deslocamento. Todas as vias serão liberadas conforme a passagem do bloco, permanecendo somente os acessos à Praça XV de Novembro fechados.

Sexta-feira, 17 de fevereiro – demais bloquinhos de rua

As alterações de trânsito na sexta-feira (17) começam às 12h e seguem até 22h na parte central da Capital. A Avenida Paulo Fontes será fechada se houver necessidade, no cruzamento da Rua Pedro Ivo. Nesse caso, somente será permitida a passagem de ônibus em direção ao Ticen. Esse mesmo esquema deve se repetir, segundo a Guarda Municipal, no domingo e na segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Carnaval 2023 em SC: como será nas principais cidades

Sábado, 18 de fevereiro – Bloco dos Sujos

No sábado de Carnaval, Florianópolis é palco do tradicional “Bloco dos Sujos” e também de outros eventos. Por isso, o fechamento e desvios de trânsito começam às 7h e permanecem até meia-noite de domingo. Também será feito um esquema especial para os ônibus.

Com bloqueio para carros a partir das 7h, a Avenida Paulo Fontes (entre início do Largo da Alfândega e final do Mercado Público, sentido continente), as ruas Arcipreste Paiva, Tiradentes, Nunes Machado, Saldanha Marinho, Praça XV e a rua entre a Praça XV e Fernando Machado terão apenas o trânsito de pedestres permitido, e no caso de algumas, permissão também para trânsito local de veículos. Veja mapa abaixo:

Orientações para os motoristas no sábado de Carnaval (Imagem: Divulgação/PMF)

A partir das 12h, outras vias também terão bloqueio viário. A Avenida Paulo Fontes, sentido Centro, terá trânsito bloqueado da altura do Ticen até o Terminal Cidade Florianópolis (exceto para trânsito de ônibus). Já as ruas Nereu Ramos, Leoberto Leal, Santos Dumont e Marechal Guilherme, também terão trânsito bloqueado a partir desse horário, com exceção para trânsito local. Os desvios de trânsito serão orientados pela GMF e PM, mas também estão descritos em um mapa para os motoristas.

Carnaval de Santo Antônio de Lisboa tem programação de cinco dias; confira

Corredor de ônibus

Um esquema de trânsito para facilitar a locomoção por transporte coletivo até o Centro foi organizado pela prefeitura. Será feito um corredor exclusivo para ônibus, a partir das 11h até 00h, que inicia na Avenida Ivo Silveira e vai até o Ticen. Na Av. Ivo Silveira, no cruzamento do Cemitério São Cristóvão, os ônibus serão direcionados para uma faixa na contramão de direção até a Av. Juscelino K. de Oliveira. A rota continuará com corredor passando pela ponte Hercílio Luz. Veja mapa:

Continua depois da publicidade

Orientações para foliões irem até o Centro de ônibus no sábado de Carnaval (Imagem: Divulgação/PMF)

Domingo, 19 de fevereiro – demais bloquinhos de rua

As alterações de trânsito no domingo começam às 12h e seguem até 22h. A Avenida Paulo Fontes será fechada se houver necessidade, no cruzamento da Rua Pedro Ivo. Nesse caso, somente será permitida a passagem de ônibus em direção ao Ticen. Veja mapa:

Orientações para os motoristas no domingo de Carnaval (Imagem: Divulgação/PMF)

O trânsito na Rua Arcipreste Paiva será bloqueado na esquina da Praça XV/Largo da Catedral, e desviado para a Rua Tenente Silveira. Haverá também proibição de estacionamento no entorno da Praça XV de Novembro a partir das 6h.

Segunda, 20 de fevereiro – “Pop Day”

Com o evento “Pop Day”, a partir das 18h de segunda até 3h de terça-feira (21), serão realizadas as mesmas mudanças de trânsito de domingo, com a diferença de horário. Continua também a proibição de estacionamento no entorno da Praça XV de Novembro a partir das 6h.

Leia também

Como aproveitar o Carnaval com segurança

Carnaval em Florianópolis terá 11 dias de festa e mais de 50 eventos; confira programação

Destaques do NSC Total