nsc
    hora_de_sc

    Aleitamento materno

    Florianópolis terá mamaço neste sábado  

    O evento é promovido em alusão ao Agosto Dourado e está marcado para sábado (03) às 10 horas, no Parque de Coqueiros 

    30/07/2019 - 06h10 - Atualizada em: 30/07/2019 - 09h33

    Compartilhe

    Por Camila Levien
    (Foto: )

    Neste sábado (03) ocorrerá um mamaço no Parque de Coqueiros, na Av. Eng. Max de Souza, na região continental de Florianópolis. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde para incentivar a reflexão sobre a importância do aleitamento materno para a vida das crianças, da família e da sociedade. O movimento faz parte do Agosto Dourado, mês dedicado a conscientização sobre o tema. O Mamaço Floripa 2019 está marcado para às 10h.

    A atividade ocorre anualmente no parque desde 2013. A Secretaria de Saúde da Capital ressalta que amamentação exige um esforço de equipe e que embora seja de domínio da mãe, sua prática tende a melhorar com o apoio próximo do companheiro, família, local de trabalho e comunidade.

    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação de todos os bebês nos primeiros dois anos pode salvar a vida de mais de 820 mil crianças com menos de cinco anos todos os anos. O órgão também pontua que o ato melhora o QI, o desempenho e a frequência escolar, além de estar associada a rendas mais altas na vida adulta, além de também reduzir o risco de câncer de mama nas mães.

    Agosto Dourado

    O mês de agosto recebe a cor dourada por que o leite materno é considerado pela OMS como alimento de ouro. Neste período é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), comemorada ao redor do globo entre os dias 1 a 7 de agosto.

    No Brasil, o Congresso Nacional sancionou em abril de 2017, a Lei nº 13.435/2017, instituindo o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno. No período intensificam-se as ações de educação em saúde sobre os benefícios do Aleitamento Materno em todos os espaços da sociedade civil e organizada, sobretudo nas Instituições de Saúde.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas