Se você passou pela Beira-mar nos últimos dias, já deve ter visto o hub do Floripa Tem, perto do Trapiche, cheio de atividades agitando a Ilha neste verão. Mas, você sabia que todo o projeto foi planejado com uma pegada sustentável? O conceito de ESG, Environmental, social, and corporate Governance, tradução para Governança ambiental, social e corporativa foi um dos pilares dessa edição.
Continua depois da publicidade
— O ponto de partida para confecção do projeto do Floripa Tem foi a sustentabilidade. E já na implantação, pensamos na utilização do container para acomodar o estúdio, que não tem impacto na natureza, por ser um produto reutilizável e sem descarte. Também pensamos na reutilização de materiais. As madeiras foram aproveitadas de forma natural, sem pintura, para que possam ser reaproveitadas em novos projetos. Optamos em utilizar a energia solar para acionar a iluminação, através de sensores, uma forma bastante sustentável e que garantiu que o espaço fosse aproveitado até mais tarde — detalha a arquiteta Francine Faraco.

A estrutura foi viabilizada com foco na reutilização dos materiais. Um dos exemplos é que cerca de meia tonelada de madeira não tiveram pintura e vão poder ser reaproveitadas em projetos futuros. Como o estúdio é em formato de container, foi possível diminuir os custos com construções e o impacto na natureza.
Durante o dia, a iluminação fica a cargo do Sol, mas luminárias e arandelas carregadas com energia solar são os objetos responsáveis por fornecer luz ao Hub durante a noite. Esses produtos podem ser acionados por sensores de movimento, então, ainda que até às 21h o sol já tenha se posto, é possível continuar aproveitando todas as atividades disponíveis no Floripa Tem.
Vida em família, esporte e inclusão
A sustentabilidade não está ligada somente ao meio ambiente, mas às conexões humanas e a melhor interatividade, em busca de uma vida mais plena e harmônica. E é com esse objetivo que as atrações do Floripa Tem proporcionam uma sinergia dos moradores e turistas com a belíssima Ilha da Magia.
Continua depois da publicidade

O espaço conta com um parquinho inclusivo voltado a pessoas com deficiência., seguindo as normas de acessibilidade e ainda conta com elementos sensoriais para crianças com até 12 anos. Para quem quiser mais ação, tem parede de escalada, aluguel de bicicletas, patinetes e skates e muito mais. A área de descanso com redário é promovida pela Intelbras Solar e o cadeirão instagramável do Floripa Tem foi viabilizado pelo Boticário. Caso a foto não tenha saído perfeita antes de acabar a bateria do celular, tem ponto de recarga também.
A diversão foi tanta que bateu a sede? Para colaborar com o meio ambiente, no Hub tem sombra, mas também água fresca, com espaço para hidratação da Unimed para se refrescar. Apenas na primeira semana do hub, foram disponibilizados 800 litros de água. Com esse total, será possível encher 1600 garrafas pets de 500ml, mas sem deixar plástico no meio ambiente.
Além disso, o hub é pet friendly, para ninguém ficar de fora. O hub da Beira-Mar pode ser acessado diariamente entre às 12h e 21h.
O Floripa Tem é uma realização da NSC com patrocínio de O Boticário, Unimed Grande Florianopolis, Atacadão e Intelbras Solar. Apoio LayBack.
Continua depois da publicidade
15ª edição do Floripa Tem
Nesta edição o Floripa Tem, promovido pela NSC, apresenta seis hubs espalhados pela Ilha, com uma programação ampla para todos os gostos. Além do hub da Beira-Mar, estão espalhados pela Ilha outras cinco estruturas: Na Praia Mole, estão os hubs Layback Surf House e Layback Basement. Na Lagoa da Conceição, o Hub fica no Layback Park. No Campeche, são dois hubs, um na Casa di Praia Layback e o segundo no Layback OKA.
Confira a programação completa do Floripa Tem nas Redes Sociais no @floripatemoficial.
Leia também
Floripa Tem entra no clima do carnaval e a música tem destaque na programação da semana