O Campeonato Catarinense da Série B começa neste fim de semana e dois clubes do Norte do Estado estão entre os 10 que vão brigar por duas vagas na elite do futebol catarinense em 2020. O Fluminense do Itaum, de Joinville, vai para sua terceira participação na competição, enquanto o Juventus, de Jaraguá do Sul, busca o acesso pelo quinto ano consecutivo após ter sido rebaixado da Série A em 2014.
Continua depois da publicidade
O Fluminense bateu na trave no ano passado ao chegar nas semifinais e ser eliminado pelo Marcílio Dias, que conseguiu o acesso para a primeira divisão. Neste ano, o planejamento e o investimento serão semelhantes ao de 2018. O presidente do clube, Anelísio Machado, explica que o time da zona Sul da cidade mantém os pés no chão para que possa cumprir tudo aquilo que foi prometido aos atletas e comissão técnica.
— Estou confiante de que a equipe faça um bom trabalho. As equipes são muito fortes na Série B, então vai ser difícil subir, mas estaremos na briga — garante.
O regulamento da competição mudou em relação à edição anterior. No ano passado, o campeão do turno, o campeão do returno e as duas melhores equipes por índice técnico se classificavam para as semifinais, onde os vencedores dos confrontos conseguiam o acesso.
Em 2019, o torneio será disputado em turno e returno, com os dois melhores times garantindo vagas na final e na Série A do ano seguinte. Anelísio entende que essa mudança deixa ainda mais difícil a situação dos clubes que querem subir de divisão. Por isso, o presidente entende que qualquer ponto perdido, principalmente dentro de casa, pode ser fatal.
Continua depois da publicidade
— É muito importante vencermos em casa, independentemente do adversário. A expectativa para a estreia é boa e vamos tentar ter a felicidade de buscar a vitória — comenta.
O Fluminense estreia neste domingo, às 15h, contra o Blumenau, na Arena Joinville. O torcedor que acompanhar a partida vai ver um time muito diferente do ano passado. O clube tem uma folha de pagamento de R$ 40 mil para um elenco de 26 jogadores e comissão técnica.

As caras novas
Entre as novidades, está o experiente atacante Vaguinho, de 37 anos, que já teve passagem pelo JEC. Dois jogadores do Joinville também foram emprestados ao time do Itaum: Roberto e Gustavo. Além disso, chegaram por empréstimo quatro jogadores do Metropolitano e um volante do Paraná.
Apenas cinco atletas do ano passado permaneceram no clube, assim como o treinador Valmir Israel e toda a comissão técnica. A preparação iniciou no início do mês e houve um amistoso contra o time amador do Tamandaré, de Joinville. O Fluminense venceu por 2 a 0. Para o técnico do time tricolor, o trabalho "foi muito bom e os jogadores mostraram obediência tática excelente".
Continua depois da publicidade
_ Estou com a expectativa de que vamos fazer um bom campeonato e seremos bem competitivos. Estou com o pensamento positivo de que vamos subir neste ano _ aposta.
Elenco do Fluminense
Goleiros: Gabriel, Juninho e Leniker
Laterais: Bruninho, Deivisson, Gustavinho, Luis Henrique, Victor e William
Zagueiros: Cassiano, Ferreira, Helber Henrique, Luis e Paganelli
Volantes: Carlos, Guga, Jeison, Matheus Silva e Roberto
Meias: Alano, Diogo, Giovani, Pará e Waguinho
Atacantes: Alemão, Alexandro, Fabiano, Felipe, Gustavo, João Paulo e Omar
Técnico: Valmir Israel
Tabela do Fluminense
PRIMEIRO TURNO
2/6 – Fluminense x Blumenau
5/6 – Camboriu x Fluminense
9/6 – Fluminense x Barra
16/5 – Juventus x Fluminense
19/6 – Fluminense x Almirante Barroso
23/6 – Guarani de Palhoça x Fluminense
30/6 – Fluminense x Concórdia
3/7 – Inter de Lages x Fluminense
7/7 – Fluminense x Próspera
SEGUNDO TURNO
14/7 – Blumenau x Fluminense
17/7 – Fluminense x Camboriú
21/7 – Barra x Fluminense
24/7 – Fluminense x Juventus
28/7 – Almirante Barroso x Fluminense
4/8 – Fluminense x Guarani de Palhoça
7/8 – Concórdia x Fluminense
11/8 – Fluminense x Inter de Lages
18/8 – Próspera x Fluminense