A equipe Kosmos Rocketry, formada por estudantes do campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou três premiações na 6ª Latin American Space Challenge (Desafio Espacial Latino-Americano, em português). A maior competição de foguetes experimentais da América Latina foi realizada entre os dias 5 e 8 de novembro em Iacanga (SP). O evento reuniu 104 equipes de diversos países.
Continua depois da publicidade
A Kosmos levou quatro projetos à competição: Phobos, um foguete da categoria 3 mil metros SOLID; Deimos, foguete da categoria mil metros SOLID; Clustril, satélite CubeSat embarcado no Phobos; e Voltaire, um satélite CanSat embarcado no Deimos.
Veja fotos
O destaque da competição foi o foguete Phobos. O equipamento alcançou 2.942,5 metros de altitude, obtendo o menor erro de apogeu da competição (1,91%) e garantindo o troféu “Juan Pablo Rengifo Award for Flight Dynamics”.
O foguete também conquistou o primeiro lugar na categoria 3 mil metros SOLID e foi reconhecido como o melhor foguete experimental do ano, recebendo o título máximo do evento: “Overall Winner: Best Experimental Rocket of the Year”.
Além disso, a Kosmos foi a única equipe selecionada duas vezes para o “Podium Sessions”, espaço dedicado à apresentação de tecnologias inovadoras. As apresentações abordaram soluções desenvolvidas nos projetos Phobos e Clustril.
Continua depois da publicidade
“Com esses resultados, a Kosmos reafirma o protagonismo da UFSC Joinville no cenário aeroespacial, unindo ensino, pesquisa e inovação em projetos de alto impacto tecnológico”, afirmou a universidade.
Como funciona a competição
A competição foi dividida em dois desafios: o Rocket Challenge e o Satellite Challenge. Na categoria Rocket, as equipes projetaram e lançaram foguetes para atingir diferentes altitudes, como 500 metros, mil metros ou 3 mil metros e híbrido/líquido.
Já no Satellite Challenge, o foco está no desenvolvimento de pequenos satélites, nas categorias PocketQube/CanSat e CubeSat.





