O ator Henri Castelli, de 47 anos, que deixou o BBB 26 por recomendações médicas após ter duas convulsões durante o reality nesta semana, concedeu a primeira entrevista neste domingo (18) ao Fantástico e contou que nunca havia sentido a sensação que teve ao passar mal. Castelli afirmou que sentiu medo de morrer, principalmente depois da segunda convulsão.
Continua depois da publicidade
Henri disse que se sentiu tonto antes de ter a convulsão, já na prova do líder. Ele conta que “bambeou como se fosse uma folha de papel”. Quando a convulsão veio, no entanto, “era uma mistura de vertigem com labirintite”.
— Parecia que alguém estava me puxando com uma corda. Eu não consegui me movimentar, porque os músculos enrijecem. Eu caí sabendo que eu estava caindo — disse.
Henri acordou já na ambulância, perguntando o que estava acontecendo. Depois, quando voltou para a casa do BBB 26, ele acabou passando mal novamente. Henry, no entanto, não lembra do momento que teve a segunda convulsão.
— Eu cheguei no hospital, só que eu não sabia [onde eu estava], aí eu perguntei o que aconteceu, perguntei se era uma prova, se eu estava na casa ainda. Nessa hora eu fiquei em pânico. Eu não sabia da gravidade, mas é evidente, me fez pensar “de novo um ataque?”. Daqui a pouco eu vou te o terceiro, quarto… o que vai acontecer? Eu comecei a chorar, comecei a ter medo de morrer, sei lá, não sabia o que ia acontecer — afirmou.
Continua depois da publicidade
A neurologista e presidente da Liga Brasileira de Epilepsia, Letícia Brito Sampaio, afirmou que existem algumas causas para a convulsão, como hipoglicemia, meningite e AVC.
— Existem alguns fatores em algumas pessoas que são predispostas, como privação de sono, estresse e desidratação — explicou a médica.
Henri não teve o diagnóstico de epilepsia. Isso porque os exames do ator mostraram que não há nenhuma alteração nas funções dos rins e do fígado, por exemplo, como explicou o neurologista Bruno Castelo Branco.
— Ele teve o diagnóstico de uma crise convulsiva, por estar sob um estresse muito forte, por ter privação de sono nos dias que antecederam a entrada na casa do BBB e na própria casa, por estar participando de uma prova física também muito demandante — disse o médico.
Continua depois da publicidade
Henri contou que sofre de insônia crônica. Ele afirmou que ficou praticamente um mês sem dormir bem, e passava os dias exaustos. Agora, ele conta que está tomando remédios na parte da manhã e a noite para “equilibrar o cérebro”.
— É um gatilho para uma mudança maior ainda de vida, de saúde, para chegar bem eu tenho que cortar certos hábitos […] eu não tenho mais condições de ficar me colocando a frente de tudo e de ficar me estressando nesse nível — afirmou Henry.
Henri disse que está triste por ter que deixar o programa, mas está feliz por ter entrado na casa por pelo menos dois dias. Ele afirmou que está tendo todo o apoio possível neste momento.
— Se aconteceu isso, é porque tinha que acontecer. Era um desafio pessoal, eu me considero muito feliz, muito honrado com o convite, por terem lembrado de mim, por estar lá. Agora é voltar para casa, voltar para a minha vida, com a mesma coragem de sempre, mas com muitos outros cuidados, sem tanta pressa, sem tanta ansiedade — disse.
Continua depois da publicidade
O que fazer ao ver uma pessoa tendo uma convulsão
A neurologista Letícia afirmou que não é necessário segurar a língua da pessoa que está tendo uma convulsão, como muito disseminado popularmente. O certo, mesmo, é ter calma. Ela afirma, também, que a melhor atitude é afastar objetos da pessoa, colocá-la de lado, marcar o tempo da convulsão, e acompanhá-la.






