O calor intenso chegou a diversas cidades de Santa Catarina desde o início da temporada de verão. As altas temperaturas impactaram, também, serviços públicos como a coleta de lixo. Em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, quatro coletores passaram mal durante o trabalho, no último sábado (27), e precisaram passar por atendimento médico. Já o município vizinho, Schroeder, anunciou uma medida para reduzir o efeito do calor nos trabalhadores.

Continua depois da publicidade

Veja fotos

Coletores de lixo passam mal

Durante o serviço de coleta de lixo, no dia 27 de dezembro, quatro trabalhadores passaram mal devido ao calor extremo que atingiu a cidade. Na região, o índice de calor chegou a bater 35°C.

O diretor de Gestão Urbana de Jaraguá do Sul, Deverson Simioni, explica que a função exige um esforço físico intenso, que combinado com o calor pode realmente levar à exaustão do corpo.

— Infelizmente é uma situação que acontece no verão. É um trabalho que exige muito do físico da pessoa. Além de levantar peso, estão expostas ao sol, à temperatura do asfalto. É muito exaustivo, eles andam muitos quilômetros por cada turno de trabalho — afirma Simioni.

A empresa terceirizada intensifica os cuidados com os coletores em dias de calor, afirma o diretor. Entre as principais ações estão aumentar o número de pausas durante o horário de trabalho e incentivar a hidratação.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, os quatro trabalhadores passaram mal e precisaram receber atendimento médico. Pouco tempo depois, já receberam alta e puderam descansar em casa.

Simioni ainda conta que outros trabalhadores também sentiram exaustão no dia, mas não passaram mal nem precisaram de atendimento. Em 2024, em apenas um dia de trabalho, seis coletores precisaram ser afastados devido ao forte calor.

Mudanças em Schroeder

Schroeder, cidade vizinha a Jaraguá do Sul, anunciou na segunda-feira (29) que os horários de coleta de lixo serão antecipados em uma hora devido ao calor intenso. A coleta do lixo comum e dos reciclados iniciará a partir das 4h nos próximos dias.

“Essa alteração leva em consideração cuidados laborais com os trabalhadores que exercem a coleta”, afirmou a prefeitura em nota.

Continua depois da publicidade

Planos futuros em Jaraguá do Sul

Nos próximos dias, o serviço de coleta de lixo atuará em horários diferenciados devido aos feriados de virada de ano. No início de 2026, a coleta continuará com os mesmos horários já previstos no calendário.

O diretor de Gestão Urbana ainda revelou que Jaraguá do Sul estuda mecanizar o serviço de coleta de lixo. A pasta estuda cases internacionais, como o serviço automatizado da Áustria. No país, a coleta comum é realizada uma vez por semana, já os recicláveis são recolhidos uma vez por mês.

O poder público lançou um edital de concorrência para concessão do serviço de resíduos sólidos e limpeza pública. A previsão era que a concorrência fosse aberto em abril deste ano, mas o edital foi impugnado e precisou passar novamente por análise. Atualmente, o município aguarda um retorno do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) para dar continuidade ao certame.

Quando o edital retornar ao município, a prefeitura pretende continuar o estudo do serviço mecanizado para entender se poderá ser aplicado em Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade