Municípios nas regiões Oeste, Norte e Serra de Santa Catarina foram atingidos por uma forte chuva entre a tarde e noite de sábado (28). Em Lages, uma família teve que sair de casa devido ao risco de deslizamento no bairro Passo Fundo, de acordo com a Defesa Civil. Também houve deslizamento de parte do muro de um cemitério no bairro da Penha.
Continua depois da publicidade
Em Faxinal dos Guedes, no Oeste, o vendaval causou danos em duas residências e um aviário na Linha Alto Alegre. Na comunidade de Linha Lajeado dos Guedes, o escorregamento de material de um talude baixo causou a obstrução temporária de uma rua. O município avalia emitir um decreto de situação de emergência.
Por volta das 11h, as cataratas do Salto Saudades, em Quilombo, no Oeste do Estado, foram interditadas pela prefeitura, como medida de segurança. Conforme a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, os volumes dos rios no município estão em elevação.
Em Irineópolis, no Planalto Norte, um deslizamento de terra fez com que parte do asfalto cedesse no acostamento da BR-280, sentido Poço Preto, de acordo com o Corpo de Bombeiros (CBMSC). O local foi sinalizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a Defesa Civil, os municípios de Celso Ramos, Campo Belo do Sul, Lages, São Joaquim e Corupá estão em alerta de atenção para o risco de deslizamentos na manhã deste domingo (29). Já Caibi, Xanxerê, Concórdia, Piratuba, Urupema e Blumenau estão em observação para o risco.
Continua depois da publicidade
Veja os estragos em SC
Volumes de chuva em SC
O maior volume foi registrado na cidade de Celso Ramos, na Serra, onde choveu 120 milímetros nas últimas 24 horas, de acordo com medição da Defesa Civil feita às 5h deste domingo (29). Itá e Piratuba, no Meio-Oeste, tiveram precipitação acima de 90 milímetros. Municípios do Oeste, como Caibi (92,2 mm) e Mondaí (88,4 mm), também registraram volumes altos (veja a lista abaixo).
Acumulado de chuva em 24h
- Celso Ramos – 120,4 mm
- Itá – 98,4 mm
- Caibi – 92,2 mm
- Piratuba – 91,4 mm
- Mondaí – 88,4 mm
- Campo Belo do Sul – 85,2 mm
- São Joaquim – 81,8 mm
- Araranguá – 79,0 mm
- Corupá – 77,8 mm
- Concórdia – 75,2 mm
- Lages – 72,8 mm
- Urupema – 65,0 mm
- Abdon Batista – 64,8 mm
- Morro Grande – 61,6 mm
- Chapecó – 58,2 mm
- Irani – 55,8 mm
- Xaxim – 52,8 mm
- Xanxerê – 52,8 mm
- Urubici – 51,6 mm
- Ouro – 51,2 mm
Como fica o tempo em SC
Santa Catarina está em alerta até as 20h deste domingo para chuvas intensas com possibilidade de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, segundo a Defesa Civil. As regiões em maior risco são o Oeste, a Serra, o Planalto Norte e parte do Alto Vale do Itajaí, da Grande Florianópolis e do Litoral Sul.
Continua depois da publicidade
No Litoral Sul e Grande Florianópolis, a formação de um ciclone extratropical favorece o aumento dos ventos, que inicialmente sopram de Norte e passam a ser de Sul a partir da tarde do domingo (29). Esses ventos persistentes entre 30 e 40 km/h com rajadas entre 70 e 80 km/h devem favorecer maior agitação marítima e risco de ressaca na maior parte do litoral, conforme a Defesa Civil.
Leia também
Quatro apostas de SC garantem prêmios na Mega-Sena de R$ 44 milhões