Por conta das fortes chuvas que atingiram Blumenau no fim da tarde desta quarta-feira (31), cerca de 70% da cidade pode ficar sem água durante a virada de ano. O temporal causou problemas no sistema que faz a captação da água no Rio Itajaí-Açu e paralisou os trabalhos da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, que fica no bairro Do Salto. Uma das bombas e a comporta onde a água é captada para fazer o tratamento foram danificadas.

Continua depois da publicidade

Segundo a Samae, a ETA 2, que é responsável por 70% do sistema de abastecimento da cidade, está sem fazer o tratamento de água desde às 17h. A bomba foi trocada e a comporta ainda precisa ser consertada. Para isso, será necessário uma intervenção na Usina do Salto, que demanda tempo. A expectativa é que o trabalho seja concluído e a estação volte a operar perto da meia-noite.

Veja fotos de pontos alagados em Blumenau

Por conta da paralisação, o sistema de abastecimento de água foi impactado e deve ter intermitência em pontos dos 24 bairros que são atendidos pela estrutura. Por isso, o Samae pede que o consumo seja consciente.

Os bairros atendidos pela ETA 2 são: Do Salto, Escola Agrícola, Água Verde, Vila Nova, Itoupava Seca, Victor Konder, Boa Vista, Centro, Nova Esperança, Itoupava Norte, Fortaleza, Tribess, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Central, Velha Grande, Badenfurt, Salto do Norte, Testo Salto, Itoupavazinha, Itoupava Central, Fidélis e Fortaleza Alta.

A Samae ainda faz orientações importantes sobre o retorno do abastecimento: não usar a água turva para a ingestão ou preparo de alimentos; deixar a água correr até que ela fique incolor; na persistência do problema, entrar em contato com o Samae pelo telefone 115 ou então enviar mensagem para o WhatsApp nos números (47) 99997-6102 / (47) 99997-1621.

Continua depois da publicidade