Um animal raro com mutação genética foi encontrado durante a segunda-feira (25) em meio a uma plantação de bananeiras em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. Trata-se de um gato-do-mato-pequeno com melanismo, o que deixa sua pelagem toda preta. Segundo o biólogo Christian Raboch Lempek, que resgatou o animal, este é um dos casos mais raros encontrados na região.
Continua depois da publicidade
Christian, que realiza o trabalho de resgate de fauna e animais silvestres em Jaraguá do Sul, foi acionado por um morador do bairro Santa Luzia que, andando por uma plantação de bananas, encontrou o filhotinho de gato no chão. Ele chegou a procurar os pais, mas não encontrou e acabou resgatando o animal.
Devido a cor da pelagem rara, Christian chegou a consultar um especialista em felinos silvestres para ter certeza de que não se tratava de um gato doméstico. Ele, então, recebeu a confirmação de que havia resgatado um gato-do-mato-pequeno melânico. Normalmente, a espécie é pintada como uma onça, mas neste caso, o filhote é todo preto.
— Por ser um gato-do-mato filhote já é bem raro, agora por ser melânico é mais raro ainda. É um dos animais mais raros que a gente resgatou até hoje aqui em Jaraguá — disse o biólogo.
Logo após o resgate, Christian levou o animal para o veterinário. Lá, foi identificado que ele estava um pouco desnutrido.
Continua depois da publicidade
— Assim que eu recebi essas informações ali, o pessoal entrou em contato, eu peguei o carro e fui buscar o gatinho do mato e já encaminhei para o veterinário. Ele está lá, um pouco desnutrido e anêmico, mas já está sob aquecimento, monitoramento, alimentação, com temperatura e umidade adequadas, enfim, tudo para a gente conseguir salvar ele. A gente vai estabilizar ele por aqui e depois vai estar encaminhando para reabilitação, provavelmente no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), em Florianópolis — explica o biólogo.
Leia também
Ônibus fica sem freio em descida de serra e manobra evita acidente na BR-376
Maior cobra venenosa do Sul do Brasil é encontrada no quintal de casa em Jaraguá do Sul
Pequena cidade de SC recebe investimento de R$ 90 milhões para novo condomínio de luxo




