Uma família teve uma surpresa ao encontrar uma cobra venenosa camuflada no quintal de casa, em Jaraguá do Sul, cidade da região Norte catarinense. O animal da espécie jararacuçu é a maior serpente peçonhenta da região Sul do Brasil e estava escondida no meio de madeiras amontoadas.

Continua depois da publicidade

Ao se deparar com a cobra venenosa, a família acionou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e o biólogo Gilberto Ademar Duwe foi até o local, no bairro Santo Antônio, para fazer o resgate seguro da serpente. O especialista gravou um vídeo da ação, que foi publicado nas redes sociais no último sábado (16). Confira mais abaixo.

Gilberto explica que o animal foi encontrado entre as madeiras porque estaria ali para se esconder e caçar.

— A gente sempre fala da questão de evitar o acúmulo de muitos materiais próximos de casa, como madeira, telhas e tijolos. Se tiver esse tipo de material acumulado, sempre ter cuidado porque acaba sendo um local fácil e bom para abrigo de animais. Vários deles acabam usando para se abrigar, entre eles as serpentes. Acaba sendo muito comum encontrar serpentes nesses locais, por isso que as pessoas têm que tomar bastante cuidado quando for mexer — alerta.

Quais são as cobras mais comuns em SC

O biólogo também explica que a jararacuçu é a maior serpente peçonhenta do Sul do Brasil. Ela se alimenta de roedores como ratos, preás e outros roedores maiores. Também é um animal noturno, sendo difícil de vê-lo durante o dia. Geralmente, aparece em áreas com uma vegetação mais preservada

Continua depois da publicidade

— E no caso das jararacas e jaracuçus a orientação é evitar a proliferação de roedores próximo das casas, porque essas serpentes acabam vindo próximo das residências atraídas principalmente por causa da alimentação fácil, então quando tem uma quantidade muito grande de ratos acaba sendo muito mais fácil para essas serpentes se alimentarem, então por isso elas acabam vindo aí próximo das casas, então as pessoas têm que cuidar realmente com o resto de comida, ração de animais para evitar realmente o aparecimento de roedores — comenta o biólogo.

Veja o vídeo do resgate da cobra venenosa

Leia também

Queda de avião em SC foi próxima ao hotel de Lívia Andrade: “Teve um negocinho por perto”

Réplicas gigantes de animais selvagens invadem outlet em Porto Belo com exposição gratuita

De bolsas a Bobbie Goods, capivaras dominam itens no comércio em Florianópolis; veja fotos