Hoje um cartão postal de Florianópolis, a Avenida Beira-Mar Norte já foi um local pacato, onde a natureza da antiga Praia de Fora se misturava às chácaras abastadas que ocupavam a região. Fotografias antigas registram como era a área antes e depois dos aterros, que começaram na década de 1960.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Foram dois aterros. O primeiro ocorreu na década de 1960, sobre a antiga Praia de Fora, que ia das imediações da Rua Arno Hoeschl até o atual Beiramar Shopping. Nessa época, o local era muito frequentado por pescadores, e no entorno havia chácaras para onde famílias abastadas iam aos fins de semana.

Já o segundo aterro foi feito na década de 1970 para a implantação da Avenida Beira-Mar Norte, como hoje é conhecida. A obra foi feita para facilitar a movimentação de carros entre o Centro e outras regiões da cidade. Bairros no entorno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estavam em crescimento na década de 1960, assim como a procura por praias do Norte e Leste da Ilha, a partir dos anos 1970.

Os primeiros prédios altos que caracterizam a região hoje foram erguidos entre 1970 e 1980. A partir de 1990, a via foi se transformando no que é hoje, com a ampliação da estrutura de trânsito de pedestres, estacionamentos, a instalação de semáforos e a arborização.

Continua depois da publicidade

Fotos antigas mostram o bairro Trindade, em Florianópolis, no século passado

Veja fotos antigas da Beira-Mar Norte

Leia também

Desenhos de Domingos Fossari relembram Florianópolis no início do século 20

Fotos antigas mostram como era o Centro de Florianópolis no passado

Destaques do NSC Total