Criado para permitir a navegação mais segura em alto mar, o Farol do Cabo de Santa Marta completa 133 anos nesta terça-feira (11). O espaço destinado à sinalização náutica fica em Laguna, município do Sul de Santa Catarina, que tem uma população de pouco mais de 42 mil habitantes, segundo o IBGE.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O radiofarol — formado por um conjunto de torre, estação de rádio e residências — começou a ser construído em 1890 e foi concluído no ano seguinte, mais precisamente em 11 de junho de 1891. Segundo a Marinha do Brasil, essa é a maior estrutura construída no mundo com óleo de baleia.

Saiba quando visitar o Farol de Santa Marta em Laguna sem agendamento

Naquela época, o acesso ao farol não era fácil: partindo de Laguna, era preciso pegar um barco e navegar pelos canais que ligam várias lagoas até alcançar a barra, depois seguia-se, a pé ou a cavalo, entre as dunas até chegar a base do Morro de Santa Marta Grande.

Continua depois da publicidade

Mesmo depois de mais de um século, o sistema de iluminação do farol continua cumprindo um papel fundamental na segurança dos marinheiros, auxiliando-os a localizar a costa brasileira. Além disso, graças às belezas naturais nos arredores, o local se tornou um dos principais pontos turísticos de Laguna.

Características

Por conta do alcance luminoso necessário, o aparelho ótico do farol foi fabricado sob encomenda pela empresa francesa Barbier, Benard & Turenne. Seu sistema luminoso é constituído por uma lanterna que mede três metros de altura e 2,66 metros de diâmetro.

O aparelho lenticular, do tipo hiper-radiante, pesa acima de uma tonelada, de acordo com a Marinha do Brasil. Para chegar ao topo da torre, onde está o sistema luminoso, é preciso subir 142 degraus.

Fotografias antigas presentes no Arquivo Público de Santa Catarina revelam como era o farol e o cotidiano nos arredores do Cabo de Santa Marta no século XX.

Continua depois da publicidade

Veja fotos antigas do Farol de Laguna

Leia mais

Saiba quando visitar o Farol de Santa Marta em Laguna sem agendamento

FOTOS: Casas de pedra mantêm viva a história da imigração italiana no Sul de SC

Destaques do NSC Total