Um livro que conta a história da Estrada Imperial Dona Francisca, importante rota comercial iniciada em 1858, será lançado neste sábado (7), às 19h, na 21ª Feira do Livro de Joinville. A obra foi produzida pelo fotógrafo Daniel Machado.

Continua depois da publicidade

Veja alguns registros da rota comercial que estão no livro

A estrada foi construída para ligar Joinville e o litoral de Santa Catarina com o planalto de Curitiba para escoamento da produção, em especial, da erva-mate. No livro “Fotografia rizomática e o trajeto da Estrada Imperial Dona Francisca revelado na cartografia de memórias”, o autor mostra fotos de festas da comunidade, das casas no lugar, dos encontros de famílias, do dia a dia e das obras realizadas na Estrada.

Para a produção dessa obra, iniciada em 2019, Daniel Machado percorreu pouco mais de 136 quilômetros da Estrada Dona Francisca, desde o Centro de Joinville até a cidade de Mafra, no Planalto Norte, e entrevistou nove habitantes das proximidades da via. A diagramação segue a lógica das histórias contadas por cada habitante da Estrada, intercalando textos e imagens.

O trabalho é resultado da dissertação de mestrado do autor, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville.

Continua depois da publicidade

O livro será lançado na Feira do Livro de Joinville, a partir de R$ 50. No site da obra, é possível conferir um mapa cartográfico digital da Estrada Dona Francisca.

Leia também

Bicicletas e patinetes elétricos terão restrições e limites de velocidade em Jaraguá do Sul