Fotos do século 20 mostram como era Canasvieiras antes de se tornar um dos principais redutos turísticos de Florianópolis. O bairro, fundado como freguesia em 1835, antigamente era um pequeno núcleo de pescadores, marcado pela vida simples e pela forte influência de imigrantes açorianos.

Continua depois da publicidade

Uma foto da década de 1930, feita pela baronesa Edla von Wangheim, mostra, por exemplo, a mulher de um pescador estendendo redes na areia da praia de Canasvieiras. Outra foto, de 1944, mostra carros de boi andando sobre a orla.

Veja fotos antigas de Canasvieiras

Vida pacata e sem energia elétrica

Na década de 1960, por exemplo, a paisagem era outra. Não havia um acesso direto à região e a viagem levava até duas horas. Em algumas praias, a passagem dependia da variação da maré e não havia sequer energia elétrica.

Foi nessa época que o empresário José Carlos Daux, que hoje dá nome à rodovia SC-401, percebeu o potencial turístico da região, após encontrar alguns argentinos que já viajavam para Canasvieiras e se hospedavam em casas de pescadores ou ranchos de pesca. Ele comprou terrenos e construiu um hotel formado por casinhas de madeira de frente para o mar.

Continua depois da publicidade

— Nos anos 1980 e 1990, durante o inverno, ele ia para Buenos Aires, alugava um escritório dentro de um hotel na área central e anunciava nos jornais Clarín e La Nación ofertas de imóveis para alugar em Canasvieiras. Isso começou a incentivar, e quase que criou essa vida toda para a região — conta o neto, o engenheiro e empresário José Augusto Daux. 

A praia dos argentinos

A partir da década de 1980, Florianópolis tornou-se destino consolidado para os argentinos, atraídos pelas águas quentes, pelo mar tranquilo a apenas duas horas de voo e pelo câmbio favorável, que permitia um consumo maior do que no país de origem.

Hoje em dia, a praia se tornou o território mais argentino do litoral catarinense. Na faixa de areia, é comum ver turistas com garrafas de mate, camisas da seleção argentina ou de clubes como River Plate e Boca Junior. Nas placas em frente aos imóveis, aluguel vira “alquiler” e no comércio o espanhol vira um segundo idioma oficial nos meses de verão.

Veja fotos atuais de Canasvieiras

Continua depois da publicidade