Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, tem um novo morador ilustre: um bebê pinguim. Ele nasceu no aquário da cidade, e é o primeiro pinguim a nascer sob cuidados humanos em zoológicos ou aquários de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A fofura nasceu às 11h40min de 21 de janeiro, pesando 59 gramas. O ovo foi chocado por 38 dias pela mamãe Rachel e o papai Chandler, que se revezaram nos cuidados com os dois ovos (um foi colocado dia 6 e o outro no dia 14 de dezembro, mas o primeiro não completou o desenvolvimento embrionário).

— Isso é bem comum entre a espécie, inclusive na vida selvagem, principalmente com papais de primeira viagem — explica André Neto, biólogo e diretor técnico operacional do aquário. Hoje, o bebê já pesa cerca de 800 gramas.

— As aves aprendem também por imitação. Nos primeiros dias nós tivemos que ensinar os pais a alimentarem o filhote para ele ganhar peso e se desenvolver bem, hoje a alimentação dele já é exclusiva pelos pais e a cada dia está mais forte — afirma Juliana Formagio, veterinária que acompanha de perto a família desde a postura dos ovos.

Continua depois da publicidade

Eles se alimentam de manjubas e sardinhas, depois regurgitam direto na boca do filhote.

Os ovos foram acompanhados de perto pela equipe do Oceanic Aquarium, com pesagens frequentes e análises com ovoscópio. Durante estes exames, ovos falsos eram colocados no ninho.

— Eles são bem protetores e não gostam quando alguém chega perto do ninho. Então produzimos ovos de argila para poder examinar os verdadeiros sem que os pais ficassem estressados. Foi preciso um cuidado extra durante a incubação para não prejudicar o processo, tanto para os adultos quanto para o filhote, qualquer mudança de humor pode refletir no desenvolvimento do embrião — conta a bióloga Nathalia Alves.

Veja fotos do filhote no aquário

Os outros pinguins que vivem no mesmo habitat, Ross, Monica, Phoebe, Joey e Emma (que se juntou ao grupo em 2023), não se aproximam do ninho. Eles até tentam, mas os papais são protetores e não deixam os outros animais chegarem perto.

Continua depois da publicidade

Chandler e Rachel formaram o primeiro casal entre as aves, que vivem no aquário desde 2019. Os Pinguins-de-magalhães atingem a maturidade sexual por volta dos cinco anos, por isso, outros casais ainda podem se formar e reproduzir no aquário.

— Como esse é o primeiro filhote nascido aqui, tem sido um aprendizado mútuo e diário. Tanto os pais quanto o bebê estão bem, cada um aprendendo a sua função dentro dos cuidados parentais e a desenvolvendo muito bem. Eu acredito que a família dos pinguins vai continuar crescendo e estamos muito felizes com o resultado conquistado até aqui — celebra Juliana.

Veja o vídeo do nascimento

Ainda não se sabe se o filhote é macho ou fêmea, já que o exame de sexagem só deve ser feito em duas semanas. Ele ainda não tem penas, apenas uma penugem escura. Com um mês de vida, ele deve começar a explorar e andar pelo recinto, e até entrar na água. Tudo com a supervisão dos pais.

Em 2022 o Oceanic Aquarium recebeu o Certificado de Bem Estar Animal, emitido pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Mais de 110 critérios foram cumpridos. Essa certificação é um movimento iniciado pela Associação Mundial dos Zôos e Aquários (WAZA).

Continua depois da publicidade

Leia mais

Nova atração em Balneário Camboriú coloca turistas em “aquário” a 120 metros de altura

De guará-vermelho a Dory: conheça os novos moradores do aquário de Balneário Camboriú

Aquário de Balneário Camboriú já recebeu 100 mil visitantes

Destaques do NSC Total