Imagine uma capelinha pequena, de tijolinho, que mescla arquitetura alemã, italiana e, até, polonesa. Essa estrutura existe e, não à toa, se tornou ponto turístico em Indaial, no Vale do Itajaí. Chamada de Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a igreja localizada no Warnow Alto tem 101 anos de história e detalhes que são de tirar o fôlego dos mais detalhistas (confira nas fotos abaixo).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Tombada em nível federal desde 2007, a igreja começou a ser erguida na década de 1920 pelo alemão Júlio Stoy e é uma verdadeira exuberância por dentro. As cuidadosas pinturas, que foram restauradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2016, por exemplo, trazem cor ao pequeno ambiente bucólico. O teto azulado com listras vermelhas, o piso em xadrez, os banquinhos de madeira. Cada detalhe torna a capela um espaço totalmente singular.
Veja fotos da capelinha
A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro terminou de ser erguida só muitos anos mais tarde, em 1947, e é chamada pelo Iphan de “exemplar único entre os templos construídos por imigrantes europeus no Brasil”. Situada na Estrada Geral do Warnow Alto, ela se tornou ponto de encontro e uma das rotas de parada do cicloturismo, justamente pela simplicidade, beleza e características ímpares que tem.
Leia também
Fotos antigas de Indaial revelam grandes histórias do passado e até carro de três rodas
Continua depois da publicidade


























