O fim de semana foi marcado pela abertura da Casa do Pelznickel, em Guabiruba, no Vale do Itajaí. O personagem é bastante conhecido na região por apresentar às crianças — e aos adultos também — uma experiência natalina um tanto inusitada.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Ali na vila, nada de roupas vermelhas, barba branca e sorriso acolhedor, como o Bom Velhinho tradicional dessa época do ano. Quem dá vida ao Papai Noel do Mato, como o personagem também é chamado, é uma figura grande, que mais parece um arbusto desengonçado gigante que tem até chifres.

O Pelznickel, conta a lenda, foi criado por São Nicolau para cobrar obediência das crianças. O passeio pela casa é todo baseado nessa história.

A diversão começa com as crianças escrevendo as cartinhas com os pedidos. Depois, são recebidos por São Nicolau, onde podem dar uma reforçada no que está no papel e aproveitar para convencer sobre o bom comportamento ao longo do ano para não passar o 25 de dezembro de mãos vazias.

Continua depois da publicidade

Ao sair dali, passam por uma manjedoura, onde nasceu Jesus. Tem também as Christkindl, que segundo os alemães, saíam pelas ruas entregando doces e presentes às crianças como um compromisso de casamento. Na casa do Pelznickel, as lembrancinhas são bolachas.

Confira a programação para o Natal em Blumenau 2022

A hora mais aguardada — e temida — vem logo na sequência. Passar pelo Papai Noel do Mato. Antes, porém, o homem do saco já trata de deixar um recado. “Ai de quem não obedeceu… Vai ficar sem presentes”. Aliás, ele tem até uma lista com o nome dos desobedientes pendurada.

O passeio chega ao fim no quintal do Pelznickel, onde há vários deles para assustar as crianças e garantir que no próximo ano elas terão comportamento exemplar. Mas e como ficam os pedidos feitos lá na chegada à casa? Esses estão pendurados no local e quem quiser pode adotar uma cartinha.

Nos primeiros dias de abertura da vila, dois chamaram a atenção: uma criança queria um bolo para comemorar o aniversário, pois os pais não teriam condições. Em outra, um pedido para voar e chegar mais perto de Deus para pedir que o pai melhore e saia do hospital.

Continua depois da publicidade

Ruprecht, Krampus, Zwarte Piet: conheça outros personagens curiosos de Natal

A Casa do Pelznickel fica no bairro dos Imigrantes e volta a receber o público no próximo fim de semana, das 17h e 21h. A entrada custa R$ 10.

Confira a programação da Pelznickelplatz

9/12 (Sexta-feira), das 19h às 23h

  • 19h: Grupo da Unidade de Saúde
  • 20h: Grupo Alemão em Canto
  • 21h30min: Terno de Reis Camelos de Belém

10/12 (Sábado), das 19h às 23h

  • 20h: Coral Igreja dos Santos do Último Dia
  • 21h30min: Rogerinho Las Flores

11/12 (Domingo), das 17h às 21h

  • 17h: Orquestra do Sopro
  • 18h30min: Lova Santos
  • 20h: Terno de Reis

Destaques do NSC Total