Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, não é a única a levar este nome. Colada em Paris, na França, a Joinville-le-Pont tem uma conexão histórica e cultural com sua cidade irmã brasileira. Desde a origem do nome até a paixão pelos esportes e eventos, a ligação entre as duas cidades é reconhecida desde 2001.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com cerca de 20 mil habitantes, a cidade fica localizada no Vale do Marne, ligada a Paris por uma ponte, a qual seu nome faz referência. O Rio Marne, inclusive, atravessa a cidade e, após passar por ela, faz uma grande curva para se conectar ao Rio Sena, na ponte Charenton, em Paris.
Confira fotos da Joinville francesa
Na Joinville-le-Pont, muitos esportes são praticados ao longo do Rio Marne. Inclusive, em 2024, quando a França foi o país sede das Olimpíadas, a cidade fez um verdadeiro evento ao receber a chama olímpica.
Desde 2001, le-Pont é reconhecida como cidade irmã da Joinville catarinense. A intenção do acordo “Sisters Cities International” é fortalecer laços globais entre as cidades que possuem características em comum, como economia, tamanho da população ou, como é o caso das “joinvilles”, laços históricos.
Continua depois da publicidade
Uma das semelhanças atuais entre as cidades é a paixão pelo futebol. Ambas possuem times que também levam o nome Joinville. No caso de le-Pont, o Racing Club de Joinville trabalha para que jovens alcancem o nível profissional no esporte. Assim como o tricolor catarinense, o time faz muito sucesso entre seus torcedores.
Conexão histórica com a Joinville brasileira
Em 1831, Joinville-Le-Pont, antes conhecida como vila de Saint Maur, foi batizada em homenagem a François-Ferdinand d’Orléans, o terceiro filho do rei Luiz Felipe, que era príncipe de Joinville, um título da nobreza derivado da cidade originada em 354. O complemento le-Pont surgiu como referência à antiga ponte de pedra construída entre a cidade e Paris.
História conhecida por muitos catarinenses, a filha de Dom Pedro l, Francisca, se casou com o príncipe francês François-Ferdinand. Uma parte do território no Norte de Santa Catarina fazia parte do dote de Francisca.
Em 1851, a cidade brasileira passou a se chamar Joinville, também em homenagem ao príncipe, assim como Joinville-Le-Pont. Na época, a cidade tinha cerca de 580 habitantes, de acordo com o arquivo da prefeitura.
Continua depois da publicidade
Turismo e lazer
A pequena Joinville-le-Pont oferece diversas atrações aos seus moradores e turistas, com um verdadeiro roteiro histórico. São diversos tipos de visitas a castelos e espaços de lazer nas imediações, construções históricas, eventos em praças e outros espaços públicos, restaurantes, bares com vistas exuberantes para o Rio Marne, além de cinema, teatro e música.
As atividades aquáticas também atraem muitos visitantes. A cidade conta com uma marina onde embarcações podem ser alugadas para passeios, além da prática de esportes, como, por exemplo, o stand up paddle.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Joinville terá novo modelo de pórticos; dois locais vão receber os primeiros
Capital nacional do trator recebe shows de famosas duplas sertanejas em SC




















