A Defesa Civil confirmou, nesta segunda-feira (20), que um tornado atingiu o Litoral Sul de Santa Catarina na madrugada do último sábado (18). Este é o quinto fenômeno do tipo a ocorrer no Estado em menos de um mês.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Conforme meteorologistas, as cidades de Sombrio e Balneário Gaivota foram atingidas por um forte temporal com características de supercélula. Supercélulas são tempestades intensas que apresentam rotação, fator essencial para a formação de um tornado. Imagens feitas por moradores de Sombrio mostram a nuvem em formato de funil.
Vídeo mostra tornado em Sombrio
Em Balneário Gaivota e Sombrio, foram constatados danos como destelhamentos e quebras de árvores. A Defesa Civil registrou uma velocidade do vento acima de 100 km/h no radar meteorológico do Morro da Igreja, às 2h.
Este já é o quinto tornado confirmado pela Defesa Civil de Santa Catarina em novembro. O primeiro ocorreu no dia 6, em Cunha Porã, na Região Oeste; o segundo no dia 11, em Tubarão, no Litoral Sul; o terceiro no dia 16, em Itá, no Meio-Oeste; e o quarto na manhã do dia 18, em Urupema, no Planalto Sul.
Continua depois da publicidade
Danos causados pelo tornado em Balneário Gaivota e Sombrio
Leia também
Raios mataram ao menos 192 vacas em SC nos últimos dez anos, diz estudo inédito do INPE
Enchente, calor de 40ºC, seca: especialistas explicam onda de eventos climáticos extremos no Brasil