São Francisco do Sul é a cidade do Brasil com mais praias com o selo “Bandeira Azul” que comprova a qualidade da região. Ao todo, quatro praias do município foram selecionadas pelo programa, porém, elas têm características distintas. Conheça os detalhes de cada uma.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp

Veja quais são as praias com selo Bandeira Azul


Praia do Ervino

Uma das praias que recebeu o selo foi a do Ervino. Segundo o projeto, cerca de 50 pessoas passam pelo local por dia. Com uma extensão de cerca de nove quilômetros, a Praia do Ervino fica localizada entre a Praia Grande e o Canal do Linguado.

É marcada pela grande natureza ao seu redor, com uma linda paisagem. É ideal para turistas que buscam contemplar o ambiente natural e mais sossego, já que a agitação não é uma característica deste balneário. 

Continua depois da publicidade

Praia Grande

O local reúne um pouco dos dois mundos: quem busca um pouco de sossego, mas mais movimento. A Praia Grande recebe cerca de 200 pessoas diariamente, é muito visitada por turistas amantes da natureza, pescadores e surfistas, aponta a prefeitura municipal.

O mar é mais calmo neste balneário, que também é marcado pelas dunas de areia e vegetação. 

Prainha

Conhecida também como Praia da Saudade, é considerada uma das mais belas e mais agitadas da cidade, recebendo aproximadamente mil pessoas por dia. Além do movimento, é bastante propícia para o surfe. 

É na Prainha que se encontram os bares mais badalados da cidade, e a localização deste balneário também é um ponto chave: isso porque fica entre a Praia Grande e a Enseada, outras duas praias do município.

Praia do Forte

Com cerca de 50 visitantes diários, a Praia do Forte é mais calma e propícia para quem busca sossego. Fica localizada entre o Balneário de Capri e a Praia de Itaguaçu. Conforme a prefeitura, o mar é calmo na região, com ambiente familiar, costão, manguezais e restinga, uma natureza rica. Outra característica marcante é a areia quente e macia. 

Continua depois da publicidade

É ali que também fica o Forte Marechal Luz, de onde é possível ir caminhando, ou de carro, até o topo do Morro João Dias. Lá, os visitantes encontram uma visão privilegiada da Baía da Babitonga e do mar com o arquipélago das Graças.

O que é o selo Bandeira Azul

O programa Bandeira Azul existe mundialmente, criado pelo Foundation for Environmental Educatione (FEE) e foi trazido ao Brasil em 2006 pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Em todo o país, 31 praias e 11 marinas foram certificadas no fim do ano passado, entre elas, 15 praias e quatro marinas catarinenses. Para ganhar o selo Bandeira Azul, as localidades precisam cumprir os seguintes requisitos:

  • Qualidade da água: a água deve ser limpa e segura para banho, conforme padrões internacionais.
  • Segurança e serviços: a praia deve oferecer segurança e serviços adequados aos banhistas, como banheiros, salva-vidas e infraestrutura para pessoas com deficiência.
  • Gestão ambiental: a praia deve ter um plano de gestão ambiental que garanta a proteção do meio ambiente.
  • Sustentabilidade: a praia deve adotar práticas sustentáveis, como a redução do consumo de energia e água.
  • Educação ambiental: a praia deve promover ações de educação ambiental para conscientizar os banhistas sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Continua depois da publicidade

– O país inteiro, nosso litoral brasileiro, gostaria de ter praias com Bandeira Azul, o nosso município é agraciado por tantas belezas naturais – destacou o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, quando a região recebeu o selo.

Leia também

“Melhor experiência”: conheça a casa com um dos aluguéis mais caros de Joinville

Fotos de antigamente mostram como Joinville era antes de ser a cidade mais populosa de SC

Circo Aquático com atrações temáticas se apresenta em Joinville; veja como comprar ingressos

Destaques do NSC Total